“O Prenot@mi tornou-se um pesadelo para muitos6 italianos no exterior: agendamentos impossíveis de obter, atrasos e suspeitos abusos estão minando a confiança nas nossas instituições”. Declara o Deputado do Partido Democrático Fabio Porta, anunciando uma interpelação ao Ministro das Relações Exteriores para solicitar uma intervenção urgente.
“Não é mais possível gerir um público de mais de seis milhões de cidadãos com um sistema de agendamentos on-line inadequado e ineficiente; um sistema que até mesmo o hacker mais despreparado ou um “mini-robô informático” de poucas centenas de euros consegue facilmente manipular, em prejuízo das milhares de pessoas que diariamente tentam com paciência marcar um agendamento no Consulado”, acrescenta Porta.
“As sinalizações chegam sobretudo da América Latina, Estados Unidos e Europa – continua – onde as comunidades italianas vivem há tempo uma situação inaceitável. São necessários imediatamente mais recursos, mais pessoal e uma plataforma moderna, transparente e segura”.
“A credibilidade da Itália – conclui – passa também pela capacidade de garantir aos próprios cidadãos no exterior serviços eficientes e dignos”.
Fonte: Assessoria de Imprensa Deputado Fabio Porta