“Em 2015 foi publicado “Acordemos Itálicos! Manifesto por um futuro glocal” pelo sábio Piero Bassetti no qual se lançava a ideia de uma Itália maior e mais inclusiva, formada não só pelos cidadãos que vivem em nosso País, mas também pelos muitos filhos da grande diáspora italiana no exterior, das cada vez maiores comunidades imigradas na Itália e dos milhões de pessoas que, em todo o mundo, são atraídas pela nossa cultura e pelo nosso modo de viver. Uma Itália ‘híbrida’, onde o termo “italicità’ não é excludente mas includente, em um sentido do termo ao qual muitas vezes fez referência também o Presidente a República, Sergio Mattarella”, lembrou Fabio Porta, apresentando o Intergrupo Parlamentar “Itálicos por um futuro glocal”
O Deputado do PD declarou ter promovido a constituição de intergrupo para “tratar também no Parlamento temas que atravessam todos os âmbitos da ação política. Trata-se de iniciar um confronto sobre como a Itália pode ser relançar no mundo através de nossas coletividades no exterior e a contribuição da comunidade itálica global que vive dentro e fora das fronteiras do País”.
O primeiro compromisso de um ciclo sobre “Itálicos em escala global”, organizado juntamente com a associação “Acordemos Itálicos” e ao “Comitê 11 de outubro”, será realizado terça feira, dia 6 de junho (das 15:30 às 18:30) na Sala Matteotti da Câmara dos Deputados (Piazza del Parlamento, 19).
Os parlamentares participantes do intergrupo discutirão os temas “Diáspora, Italicidade, Cidadania, Desenvolvimento’, juntamente com Piero Bassetti (presidente da Associação “Acordemos Itálicos”, Raffaele Manchetti ( Pro reitor da Universidade Luiss), Nicola Mattoscio (Economista, Presidente da Associação Abruzzo no Mundo), Carmen Bizzari (Geografa, Universidade Europeia de Roma). Morena Diazzi (Diretora Geral da “Economia do conhecimento, do trabalho e da empresa” da Região Emilia Romagna), Aldo Aleda (Coordenador do “Comitê 11 de outubro”). Está prevista ainda a participação de representantes institucionais e do mundo associativo.
Assessoria de Imprensa Deputado Fabio Porta