Fabio Porta (PD) se pronuncia em Sessão sobre a instituição das Comissões Parlamentares para a luta contra a máfia e às atividades ilícitas relacionadas ao ciclo do lixo

O Deputado Fabio Porta, em nome do Partido Democrático, interviu sobre duas medias importantes que estão sendo analisadas pela Câmara dos Deputados: a proposta de lei para a instituição da Comissão parlamentar de investigação sobre o fenômeno das máfias e sobre outras associações criminosas e para a instituição da Comissão parlamentar de investigação sobre as atividades ilícitas relacionadas ao ciclo do lixo e sobre outros crimes ambientais e agro alimentares.

“Estou particularmente orgulhoso, como deputado siciliano e eleito na América Latina, de poder intervir nessas duas propostas de lei, fortemente desejadas pelo Partido Democrático. Trata-se – explicou o Deputado democrata – de responder a um dever político e moral, mas também aos apelos provenientes da sociedade civil, que solicitam um empenho resoluto contra as máfias e os poderes criminosos extraordinariamente perigosos e capazes de se adaptar, golpeando o tecido vivo do país, insinuando-se nos negócios, na sociedade, na política, na Itália e também no exterior. Dentre outras coisas, quero lembrar o apelo de Don Luigi Ciotti e da Associação “Libera” que nos estimula a dar um sinal forte para não deixar que o problema das máfias, mas também dos fenômenos oigados à drogas, à corrupção, ao jogo de azar e dos desastres ambientais produzidos pela criminalidade organizada, se normalizem em nossas consciências e no nosso agir cotidiano”.

“A máfia utiliza armas cada vez mais modernas, dentre as quais a corrupção, as pressões econômicas e as intimidações; voltada a manter baixo o nível de alarme social, de modo a desaparecer do debate público e fazer negócios em todos os níveis. O consenso à máfia se radica de maneira particular nos ambientes que devem seu bem estar ou a sua sobrevivência às atividades econômicas que giram em torno a ela, como é normal que ocorra em todos os campos em que, em várias partes do mundo, setores inteiros da sociedade que sabem que devem a própria sobrevivência a atividades ilegais ou criminais”, destacou o Deputado Porta em sua articulara intervenção em Sessão.

Lembrando as figuras de homens que deram a vida para lutar contra a máfia, Fabio Porta destacou então a importância de garantir a presença do Estado no apoio aos cidadãos e às empresas principalmente neste momento de crise econômica para brecar qualquer tentativa de infiltração do crime organizado.

“É importante nesse contexto apoiar os jovens em sua busca pela legalidade e promover uma colaboração cada vez maior entre Países e instituições. Agredir as atividades criminosas que se insinuam nos sistemas econômicos e financeiros mas também no descarte de lixo, considerando que os crimes ambientais se configuram cada vez mais como ‘crimes de espionagem’ de atividades ilícitas e de reconversão de exercícios criminais, é um dever de todos para garantir o progresso civil e social, a liberdade e a democracia”.

Links para as intervenções de Fabio Porta

  1. Istituzione commissione antimafia
    http://webtv.camera.it/evento/21660/532516
  2. Istituzione commissione attività illecite connesse al ciclo dei rifiuti
    http://webtv.camera.it/evento/21660/532532

Curta e compartilhe!