www.fabioporta.com
Newsletter Dep. Italiano Fabio Porta
www.fabioporta.com
Ano VIII - Nº 44 - Junho/2015


 


NESTA EDIÇÃO

Saiba mais... Reforma do terceiro setor – Porta (PD): aceita uma Ordem do Dia nossa que empenha o governo a apresentar uma norma para o associacionismo italiano no mundo. Saiba mais

Saiba mais... Porta (PD): meu questionamento para aumentar e dar dignidade ao valor mínimo mensal das pensões dos emigrados. Saiba mais

Saiba mais... Confusão sobre o IMU: Porta (PD) solicita ao governo importantes e rápidos esclarecimentos para os italianos no exterior. Saiba mais

Saiba mais... Porta (PD): com o novo modelo para o pedido de pensão brasileira dos residentes na Itália chega-se ao fim dos atrasos e especulações. Saiba mais

Saiba mais... Em Palermo, o Deputado Fabio Porta encontra importantes expoentes da Região da Sicília para discutir sobre internacionalização e comunidade siciliana no mundo. Saiba mais

Clique aqui!


FALE COM O DEPUTADO

Gabinete Roma
Palazzo Marini II
Piazza San Claudio 166
Roma - Italia - 00187
Tel. +39 06 6760-5801
Fax +39 06 6760-5832

Gabinete América Meridional
Alameda Santos, 1909
3º andar, cj. 32
São Paulo - Brasil - 01419-002
Tel. +55 11 3081-3861

Caso não deseje mais receber esta newsletter, clique aqui.
Saiba mais...

   
Grande sucesso da terceira edição da “Jornada Parlamentar Itália Brasil”

O Deputado Fabio Porta, Presidente do Comitê para os Italianos no Mundo e Promoção do Sistema País da Câmara dos Deputados Italiana organizou, juntamente com o Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Antonio Donato, a terceira edição da “Jornada Parlamentar Itália Brasil”.

A importante iniciativa, promovida e idealizada há três anos por Fabio Porta, juntamente com o então vereador e atual Secretário Estadual de Políticas Sociais do Estado de São Paulo, Floriano Pesaro, teve este ano uma importantíssima e respeitada presença: a Presidente da Câmara dos Deputados Italiana, Laura Boldrini.

Foi a primeira vez que um Presidente do Parlamento Italiano entrava em uma assembleia legislativa brasileira que não fosse o Congresso Federal; esse sucesso deve-se ao grande valor do evento mas, acima de tudo, à grandiosidade da comunidade italiana de São Paulo.

Os trabalhos da Jornada Parlamentar deste ano discorreram sobre a temática principal da EXPO MILANO 2015 que são ambiente, alimentação, energia e sustentabilidade.

Saiba mais...

Duas mesas redondas promoveram a discussão sobre esses temas: da primeira mesa participou o Senador Fausto Longo enquanto que, da segunda, a Deputada Renata Bueno; dentre os relatores tivemos a presença do Presidente dos Aposentados da UIL Italiana e o Diretor no Brasil do IED (Instituto Europeu de Design); participaram também dos debates os vereadores ítalo-brasileiros Matarazzo e Fiorilo.

Foi grande e significativa a presença da comunidade italiana de São Paulo e do Brasil. Estiveram presentes, dentre outros, os presidentes do COMITES de São Paulo e de Belo Horizonte, Renato Sartori e Silvia Alciati; a presidente coadjuvante de São Paulo, Daniela Dardi e o vice presidente do Rio de Janeiro, Andrea Lanzi.

Saiba mais...
Fabio Porta: “O Parlamento aprova a lei sobre a “boa escola” e o governo aceita minha Ordem do Dia sobre a introdução do ensino multidisciplinar das migrações”

Saiba mais...

Não faltou o empenho também de todos os deputados do Partido Democrático eleitos no exterior sobre a reforma do sistema nacional de ensino; pessoalmente apresentei uma “Ordem do Dia” com a qual o governo se empenha em ampliar especificamente os horizontes da formação a um dos aspectos essenciais da contemporaneidade: as migrações.

A epopeia das migrações italianas no mundo, em suas páginas trágicas mas também em suas histórias gloriosas representa, provavelmente, o fenômeno socialmente mais relevante da história do País unido; nem todos porém têm consciência disso, a começar pelas nossas jovens gerações.

A Itália está conhecendo mais uma vez uma estação particular de sua história migratória, que se apresenta

Saiba mais...

na presença de cerca de 5 milhões de estrangeiros em nosso território, dos quais 850.000 menores presentes em nossas escolas, e na retomada dos fluxos migratórios das novas gerações.

O ensino da história das migrações nas escolas, não como uma disciplina autônoma, mas como metodologia interdisciplinar, pode certamente ser uma chave de inovação cultural e de (...) Continua