São Paulo e Buenos Aires primeiras etapas da missão política na América do Sul do Vice Secretário do PD, Peppe Provenzano e do Senador Fabio Porta

Peppe Provenzano e Senador Fabio Porta
Peppe Provenzano e Senador Fabio Porta

Com quatro dias ricos de compromissos de caráter político-institucional e encontros com a coletividade italiana, iniciou-se na América do Sul a missão do Vice Secretário do Partido Democrático, Peppe Provenzano.

O Ex Ministro responsável pelo Mezzogiorno, há muito um atendo estudioso dos fenômenos migratórios, está acompanhado nesta viagem do parlamentar eleito na América Meridional, Fabio Porta e Eugenio Marino, Vice Responsável do PD pela organização.

As primeiras duas etapas da missão, que prosseguirá no Chile e no Uruguay, chegaram às duas principais capitais da emigração italiana na América do Sul, São Paulo e Buenos Aires. Em São Paulo, o expoente do PD, após ter encontrado o Cônsul Geral da Itália, Domenico Fornara, quis iniciar sua intensa agenda de compromissos com uma visita à antiga “hospedaria dos imigrantes”, hoje Museu da Imigração; nas mesmas instalações onde acolheram milhões de imigrantes, maioria italianos, e que hoje está ativo o projeto de acolhimento dos sem teto do Arsenal da Paz, promovido pela SERMIG de Torino.

Na Câmara Italiana de Comércio de São Paulo a delegação do PD encontrou o staff da diretoria da histórica instituição comercial, ainda hoje importante ponto de referência da comunidade empresarial italiana no Brasil. Dentre os numerosos encontros de caráter político com expoentes italianos destacamos os com o candidato a Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva e o candidato a Vice Presidente, Geraldo Alckmin. No Circolo Italiano, finalmente, o encontro com os representantes da grande coletividade italiana em São Paulo.

Igualmente intensa e significativa a agenda dos encontros que Provenzano e Porta têm no programa para Buenos Aires: igualmente, no Circolo Italiano, o encontro com a nossa coletividade, promovido pelo Circolo do PD “David Sassoli”, nomeado em homenagem do Presidente do Parlamento Europeu, falecido recentemente. Significativa e emocionante foi a visita à ESMA, ex centro de detenção e tortura dos que se opunham à ditadura militar e hoje centro de memória permanente. A rica agenda de encontros na Argentina da delegação do Partido Democrático se concluirá com um debate organizado pelo Circolo PD “Berlinguer” sobre perspectivas comuns dos progressistas na Europa e América Latina e uma série de encontros com expoentes políticos locais .

Roma, 4 de maio de 2022 – Assessoria de Imprensa Senador Fabio Porta

Curta e compartilhe!

Official Fabio Porta WebSite, 2008 – 2022

brazil_18295s

Gabinete Fabio Porta – America Meridionale
Alameda Santos, 1909, 3º andar, cj. 32
San Paolo – Brasile – 01419-002
Tel.: +55. 11. 3081-3861
E-mail: segreteria@fabioporta.com