Trentinos e cidadania na Itália: Porta sai otimista da reunião com o vice-ministro do Interior. Dias ou semanas para “boas notícias”

Por JORNALISTA DESIDERIO PERON

Estou tentando ajudar, como sempre na medida do possível, e espero que nos próximos dias ou semanas, tanto em relação às cidadanias na Itália, quanto em relação à situação dos trentinos, podemos ter boas e novas notícias”. O tom positivo é do ex-deputado Fabio Porta, coordenador geral do Partido Democrático – PD para a América do Sul, em mensagem de vídeo postado em seu canal do Instagram depois de encontro com o vice-ministro italiano do Interior, Matteo Mauri.

O encontro aconteceu nesta segunda-feira, depois de encontro semelhante semana passada com a vice-ministra Marina Sereni, das Relações Exteriores, quando foi tratada a questão do despejo da Casa d’Italia, em Juíz de Fora. Porta, que está voltando ao Brasil na próxima sexta-feira depois de um longo período em Roma, falando com Insieme não descartou a hipótese da possibilidade de modificações na recente decisão do Conselho de Ministros que que substituiu o chamado “Decreto Salvini” especificamente com relação à exigência do exame de conhecimento da língua italiana pelo ‘ius matrimonii’ e, também, nos prazos anteriormente estabelecidos.

Pouco mais tarde, em vídeo exclusivo para a revista Insieme, Porta explicou que a reunião com Matteo Mauri retomou assuntos já tratado no início do ano, antes do isolamento imposto pela pandemia do coronavirus, agora de novo na ordem do dia com a rediscussão, pelo Parlamento, do chamado “Decreto Salvini”, que trata de questões de segurança e política de imigração. O objetivo, segundo Porta, é “acabar com fenômenos fraudulentos” que envolvem processos de cidadania realizados junto aos municípios italianos e, também, “estabelecer regras claras e homogêneas, que não penalizem as pessoas que seriamente escolherem seguir essa estrada” para o reconhecimento da cidadania por direito de sangue.

Porta disse que conversou também sobre “outra importante matéria de competência do Ministério do Interior”, ou seja, a aquisição da cidadania italiana por parte dos descendentes de imigrantes de provenientes de território pertencentes ao antigo império austro-húngaro”, comumente denominados de trentinos. Sobre os dois assuntos, “o vice-ministro – finalizou Porta – se comprometeu a meu pedido em nome das associações e da comunidade italiana do Brasil a levantar os dois assuntos junto ao Ministério e a fornecer esclarecimentos atualizados para que respostas claras e objetivas possam ser fornecidas”.

Curta e compartilhe!

Official Fabio Porta WebSite, 2008 – 2022

brazil_18295s

Gabinete Fabio Porta – America Meridionale
Alameda Santos, 1909, 3º andar, cj. 32
San Paolo – Brasile – 01419-002
Tel.: +55. 11. 3081-3861
E-mail: segreteria@fabioporta.com