Porta e Giacobbe (PD): solicitamos aos Ministros do Sul e do Exterior a retomada e a conclusão da rede de talentos

Através de um questionamento nosso, assinada por diversos colegas do nosso grupo parlamentar no Senado, lembramos à Ministra do Mezzogiorno e ao Ministro das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional sobre a exigência de retomar a ‘Rede de Talentos” que o Ministro anterior para o Sul e para a Coesão Territorial, Giuseppe Provenzano, criou e inseriu no ‘Plano Sul 2030’. Desenvolvimento e coesão da Itália.

Lembramos que a ‘Rede de Talentos’ para o Sul se propunha a atingir importantes objetivos estratégicos , quais sejam ‘a transferência de conhecimentos e boas práticas, desfrutando das vantagens das redes telemáticas e digitais; a difusão de uma cultura das políticas de inovação e da novo empreendedorismo tecnológico; o apoio a jovens que desejam permanecer ou retornar ao Sul para dar vida a startup ou trabalhar em centro de pesquisa; o ingresso de ‘talentos’ em parcerias empreendedoras inovativas”.

O objetivo imediato do projeto era o de realizar uma Plataforma digital capaz de questionar os ‘talentos’ individualmente ou por via institucional, por parte de administrações, empresas, cidadãos empenhados em projetos de inovação.

Devido à crise de governo, esse complexo trabalho encalhou após ter sido realizada toda uma série de colaborações e de parcerias, a começar a com o Ministério do Exterior, que havia ordenado ás sedes no exterior de rastrear figuras idôneas para esse objetivo. Ao mesmo tempo, haviam sido já selecionados cerca de 800 perfis de ‘talentos’, colocados nos três âmbitos das ‘políticas públicas’, da inovação social e tecnológica e da empresa, enquanto a ‘rede de talentos’, em seu complexo, estava sendo fundamentada na Agência da Coesão.

Agora, os processos econômicos e sociais que levaram á adoção do Plano Sul 2030 continuam a incidir profundamente no corpo da sociedade meridional e na fase de estagnação induzida pela onda da pandemia estendeu ainda mais os seus efeitos muito além do âmbito meridional, envolvendo toda a estrutura nacional em um contexto europeu marcado por problemáticas análogas. Acreditamos, portanto, que seja necessário retomar o projeto e, talvez, considerar se não seria oportuno que a contribuição da ‘Rede de Talentos’ posso ter uma projeção territorial mais ampla em relação ao passado, de dimensão nacional.

Por isso, solicitamos aos Ministros interpelados que não pretendem retomar e concluir a “Rede de Talentos’, tornando-a totalmente operativa e se não consideram a extensão de sua projeção a todo o território nacional, resolvendo coerentemente também as questões das competências administrativas.

Roma, 6 de julho de 2022 – Senadores Fabio Porta e Francesco Goacobbe

Curta e compartilhe!