Biografia

Fabio Porta nasceu em Caltagirone, na Sicília, em 5 novembro de 1963.

É casado e tem duas filhas.

Formado em Sociologia Econômica na Universidade “La Sapienza” em Roma, com louvor, especializou-se em “Educação de Adultos” na Universidade de Firenze. É autor de numerosos artigos e publicações em jornais italianos e estrangeiros. De 1982 a 1986 foi Secretário Nacional do Movimento Estudantil de Ação Católica Italiana.

Em 1986 inicia sua militância política e sindical na UIL Unione Italiana del Lavoro, a nível nacional,  ocupando-se dos acordos internacionais de assistência social no Patronato ITAL, dos projetos de cooperação para o desenvolvimento na ONG “Progetto Sud” e, também,  de educação de adultos na UIL Pensionati.

É diretor da Escola de Formação Política do Centro Cultural “W. Tobagi” de Roma e Professor de Sociologia da Comunicação na Universidade Popular de Roma (UPTER). Em 1994 inicia sua dedicação às relações entre Itália e América Latina, como chefe dos projetos de um programa de formação sindical, financiado pelo Ministério das Relações Exteriores. Coordena, então, diversos projetos de cooperação e de formação na Argentina, Brasil e Uruguai.

Em 1998 se transfere para o Brasil, em São Paulo, para  dirigir e coordenar o Patronato ITAL, a UIM (União dos Italianos no Mundo)), o CAAF (Centro de Assistência Fiscal), a Ong “Progetto Sud” (Projetos internacionais de cooperação social e econômica) e o Instituto de formação profissional “Armando Suffredini”. Ainda em 1998 foi um dos fundadores do Centro “Espaço dos Sonhos”, uma entidade sócio-assistencial que se dedica a famílias carentes e seus filhos. Em 1999 foi nomeado Conselheiro Técnico da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura.

Em 2000 participa, em Roma, da Primeira Conferência dos Italianos no Mundo e é uma  das testemunhas relatoras no Seminário Internacional sobre Solidariedade e Cooperação.

Em 2004 é líder da lista “VIVA L´ITALIA – Uniti per l´Ulivo” para as eleições do COMITES, assumindo sucessivamente a vice-presidência. Em 2005, o Presidente da República, Ciampi, lhe confere a condecoração “Cavaliere dell´Ordine della Stella della Solidarietà Italiana”.

Nas eleições para o Parlamento Italiano, de 2006, sai como candidato pelo partido Unione,  pela circunscrição América Meridional,  recebendo 15.608 votos.

De 2000 a 2008 foi presidente do Patronato ITAL UIL, cargo que deixou em março de 2008 quando foi eleito Deputado do Parlamento Italiano pela Circunscrição da América Meridional pelo Partido Democrático com cerca de 17.000 votos.

Em 2013 foi reeleito para a Câmara dos Deputados com 30.298 votos; membro da III Comissão Permanente de Relações Exteriores e Comunitárias e Presidente do Comitê Permanente para os Italianos no Mundo e Promoção do Sistema País.

É Presidente da Associação de Amizade Itália-Brasil; Vice Presidente do ICPE (Instituto para a Cooperação com os Países do Exterior) e Vice Presidente da Associação “Focus Europe”.

Em 2018 candidatou-se ao Senado pelo Partido Democrático, confirmando com 21 mil votos seu grande consenso.

Devido a fraudes eleitorais, sobre as quais as Procuradorias de Roma e Buenos Aires estão investigando, o posto vem atribuído à USEI, e não ao PD; após um longo processo na Junta para as eleições do Senado, em 2 de dezembro, a sessão do Senado vota a queda do Senador Adriano Cario e, em 12 janeiro, a Presidente do Senado proclama oficialmente a nomeação de Fabio Porta como legítimo Senador eleito pela Repartição América Meridional da Circunscrição do Exterior.

Curta e compartilhe!