
O Dep. Fabio Porta, eleito na Circunscrição Exterior e membro da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, participou hoje em Bruxelas do congresso “O futuro da escola na Europa. O papel da inteligência artificial”, promovido pela UIL Escola junto à Fédération Wallonie–Bruxelles.
No centro de sua intervenção, intitulada “Inteligência artificial e o futuro das comunidades italianas no mundo”, Porta relacionou a revolução digital com o projeto de lei do qual é primeiro signatário para a introdução estável da história da emigração italiana nos currículos escolares. A IA, explicou, pode tornar-se o instrumento privilegiado para valorizar arquivos, documentos e testemunhos da nossa emigração, conectando escolas na Itália e escolas das coletividades no exterior e transformando a memória migratória em uma experiência de pesquisa histórica compartilhada e participativa pelas novas gerações.
Recordando os grandes mestres da pedagogia — de Montessori a Freire, até Don Milani — Porta destacou que nenhuma tecnologia é neutra e que o uso da IA deve servir para reduzir as desigualdades, evitar novos hiatos digitais e fortalecer o papel da língua italiana no espaço educativo global, fazendo da história da emigração um capítulo central da formação cívica.
“Se soubermos manter juntas inovação e memória — concluiu Porta — a inteligência artificial não será um novo muro, mas uma ponte que tornará a Itália ainda mais próxima de suas comunidades no mundo.”
Fonte: Assessoria de Imprensa Deputado Fabio Porta
