Aposentadorias na Venezuela: Porta (PD) escreve ao Presidente do INPS solicitando um esforço conjunto e urgente

Roma, 7 de outubro de 2016 – Assessoria de Imprensa Deputado Fabio Porta

O Presidente do Comitê para os Italianos no Mundo da Câmara dos Deputados denuncia a dramaticidade da situação e solicita do Prof. Tito Boeri seu empenho pessoal, juntamente às outras instituições competentes

Para completar e fortalecer sua intensa atividade de sensibilização e de pressão perante todas as autoridades competentes a fim de encontrar uma solução positiva e definitiva para o “caos” das aposentadorias do INPS pagas na Venezuela, o Deputado Fabio Porta, Presidente do Comitê para os Italianos no Mundo da Câmara dos Deputados, enviou uma carta ao Presidente  do INPS, Prof. Tito Boeri, solicitando seu apoio à questão dos aposentados italianos residentes no País latino americano. Fazendo um apelo à conclamada disponibilidade do Presidente Boeri às exigências dos mais necessitados, o Deputado Porta, em sua carta, após ter descrito em detalhes a dramática situação em que se encontram os nossos compatriotas e as absurdas razões do corte dos benefícios assistenciais italianos, prospectou  uma série de possíveis intervenções para uma rápida e justa definição da atual crise. O Deputado destacou como, devido a regras tecnicamente impessoais que disciplinam as taxas de câmbio internacionais, todos os nossos aposentados na Venezuela tornaram-se “ricos” e, portanto, não idôneos para receber os benefícios assistenciais; na realidade,  sua renda de aposentadoria (pro-rata venezuelana) ou não, foi elevada artificialmente para enfrentar a alta taxa de inflação; mas, obviamente, igualmente não foi o que aconteceu com o real poder de compra dessas aposentadorias que permanecer, na melhor das hipóteses, inalterado. Privados das aposentadorias italianas, os nossos aposentados na Venezuela foram na realidade jogados na repentina e violenta espiral da pobreza. Porta lembrou ao Presidente do INPS, Boeri, que já apresentou um questionamento ao Governo e contatou pessoalmente seja o Vice Ministro da Economia e das Finanças Enrico Morando, a quem foi entregue uma petição assinada por mais de 3000 aposentados italianos residentes na Venezuela, que o Sub Secretário da Presidência do Conselho, Senador Luciano Pizzetti, sendo que ambos manifestaram seu interesse por uma solução rápida e positiva do problema.

A carta do Deputado Boeri termina com uma súplica: “Confio em sua sensibilidade humana além de política e em sua compreensão da extrema urgência de dar em prazo certo uma resposta a milhares de compatriotas e a suas famílias que, além do drama em questão, vivem há meses a terrível emergência humanitária e social de um País “em colapso”, a Venezuela”.

Curta e compartilhe!

Official Fabio Porta WebSite, 2008 – 2022

brazil_18295s

Gabinete Fabio Porta – America Meridionale
Alameda Santos, 1909, 3º andar, cj. 32
San Paolo – Brasile – 01419-002
Tel.: +55. 11. 3081-3861
E-mail: segreteria@fabioporta.com