Boldrini e Porta encontram Elenira Mendes, no Montecitório, em memória ao mártir dos “seringueiros”, Chico Mendes

O encontro de hoje, promovido pela Câmara dos Deputados, pela Associação de Amizade Itália-Brasil, em colaboração com a “Ambientevivo”, “Calabria tra le righe”, Projeto Saude & Algeria e “UIL Scuola” foi dedicado à Amazonia.

Como hóspede de honra, uma testemunha direta da luta pela preservação da Amazonia e a salvaguarda das populações indígenas, Elenira Mendes, filha do sindicalista ambientalista Chico, assassinado brutalmente em 1988 por um assassino contratado por seus opositores.

Para recebe-la, dois parlamentares empenhados em primeira linha contra a exploração das terras indígenas e a defesa da Amazonia: a Presidente do Comitê dos Direitos Humanos da Câmara, Laura Boldrini e o Presidente do Grupo de Amizade Itália-Brasil, Fabio Porta.

Na Itália, será publicada neste ano a primeira biografia do “Gandhi da Floresta”, como foi definido o líder dos trabalhadores da extração de borracha no estado do Acre, na Amazonia, a trinta e cinco anos de sua morte e às vésperas de seu octagésimo aniversário de nascimento.

Elenira Mendes, na Itália a convite da associação “Calabria tra le righe” para uma série de conferências e encontros onde contará a sua vivência pessoal junto com o grande legado político e moral do pai, fez questão de se discutir sobre a grandíssima atualidade da defesa do ambiente e da floresta “construindo um novo modelo de desenvolvimento que possa conjugar o respeito ao ambiente, à tutela das populações indígenas e ao crescimento justo e sustentável da Amazonia, em positiva valorização de suas grandes riquezas.”

Fonte: Assessoria de Imprensa Deputado Fabio Porta

Curta e compartilhe!