O capacete é uma invenção italiana! É uma história pouco conhecida, mas muitos de nós vimos as primeiras imagens do capacete de couro usado pelos pilotos do século passado. Bem, por trás dessa invenção estava um italiano no exterior, um homem de grande habilidade que percebeu a necessidade de inovar, oferecendo soluções para problemas concretos: estamos falando de Luciano Di Lello, de sapateiro a inventor na Paris do final do século XIX.
Para celebrar esse personagem que pertence plenamente à história da emigração italiana, hoje, na Sala de Imprensa de Montecitorio, reuniram-se, com o Deputado Fabio Porta, os familiares de Di Lello e personalidades do mundo político e cultural que contribuíram para atribuir-lhe o lugar correto na história das invenções italianas.
Moderados pela jornalista Laura Aprati, participaram, junto com o Deputado Porta, o neto do inventor, Luciano Tinto, que relembrou sua história, o prefeito da cidade natal (Villa Santa Maria), Giuseppe Finamore, o curador do Polo Museal da mesma localidade abruzzesa, Antonio Di Lello, o Cônsul honorário Alvaro Cotomacci, que se empenhou muito em promover a figura de Di Lello, o Diretor do Ministério de Negócios, Alessandro Moroni, que incluiu Di Lello entre os grandes inventores italianos, o Presidente dos Abruzzesi no Mundo, Prof. Nicola Mattoscio, que lembrou a forte dedicação dos abruzzesi ao trabalho nos locais de emigração, e o Secretário Geral da ACI, Gerardo Capozza, que anunciou iniciativas conjuntas com a Administração Municipal de Villa Santa Maria para promover a figura de Luciano Di Lello e a história do capacete, que hoje salva a vida de muitas pessoas.
Justamente por esse motivo, o Deputado Porta quis entregar ao neto do inventor uma placa em memória, em reconhecimento ao valioso trabalho realizado com a criação dos primeiros modelos de capacete que evoluíram até hoje seguindo sempre a mesma linha de projeto.
Fonte: Assessoria de Imprensa Deputado Fabio Porta