Com uma conferência no Circolo Italiano di San Paolo dedicada ao “Sonho Europeu”, iniciou-se no Brasil o segundo ano de POLIS SCUOLA DI POLÍTICA E DEMOCRAZIA.

São Paulo, 16 de abril de 2019 – Assessoria de Imprensa On. Fabio Porta

A Sala das Colunas do Circolo Italiano di San Paolo estava repleta, como nas grandes ocasiões, para a aula de inauguração do novo ciclo de encontros do curso de formação política “POLIS”

O tema do primeiro encontro foi “O Sonho Europeu”, que se desenvolveu a partir da introdução do Diretor do Curso, Alessando Battisti e do testemunho do jovem Simone Ricci sobre a “geração Erasmus”.

A apresentação principal foi então apresentada pelo Embaixador Rubens Ricupero e a conclusão esteve a cargo de Fabio Porta, ex parlamentar eleito na América do Sul e promotor da iniciativa.

“Continuamos o nosso empenho para a formação política dos jovens italianos no exterior – disse o Deputado  Porta – convencidos de que somente de uma nova leva de cidadãos empenhados no mundo poderá resultar uma nova política de e para os italianos no mundo!”

Abaixo segue a carta que o novo Secretário do PD, Zingaretti,  aos promotores da POLIS:

“Caros Fabio Porta e Alessandro Battisti,

Estou contente por poder apresentar meus melhores votos de bom trabalho  para essa nova edição de POLIS a toda a comunidade do PD Brasil, aos hóspedes e a todos os participantes.

Iniciativas como essa são o exemplo do PD que devemos construir. Queremos um partido que seja cada vez mais um local aberto a todos, que tenha como foco a elaboração de ideias sobre temas e sobre os desafios cruciais da contemporaneidade e que saiba ser um aglutinador das melhores energias nos territórios e na sociedade.

Aproveito essa ocasião para destacar quão importante e precioso é o empenho que quem, como vocês, coloca à disposição tempo e energia para manter unida a nossa comunidade democrática em um grande país como o Brasil, rico de italianos e de italianidade.

Vocês lidarão com muitos dos temas mais prementes do mundo de hoje: os desafios ambientais, as migrações, as desigualdades, o futuro da Europa. São essas as grandes questões sobre as quais a esquerda, na Itália, na Europa e em todo o mundo é convocada a dar respostas à altura das expectativas e ao desejo de recuperação de muitos. Devemos ter uma bússola, uma mensagem simples e clara: “primeiro as pessoas”. É hora de priorizar a dignidade humana, a sustentabilidade social e a ambiental.

Parece significativa para mim a atenção que reservaram ao tema da Europa, ao qual dedicaram um dia todo com intervenções de personalidades proeminentes, às quais peço-lhes leve minhas saudações. A Europa é o grande desafio que temos à nossa frente: nos próximos meses aguardamos as eleições que serão cruciais para o próprio futuro da União. É necessário o empenho de todos nós. Devemos fazer da Europa a área geopolítica que conduz o mundo em direção a um percurso verde. É necessário fechar para sempre a temporada da austeridade, levando através do crescimento, da luta contra a desigualdade, os investimentos. Tornar então  a Europa mais democrática, remetendo ao centro a função do Parlamento, visando eleger diretamente o presidente da Comissão Europeia.

Para vencer esses desafios, é necessário um PD que seja uma comunidade unida, que discuta e compare ideias, como vocês estão fazendo com essa iniciativa, que esteja próximo ao mundo real e à vida das pessoas.

Podemos desse modo construir uma alternativa às direitas nacionalistas que, na Itália, na Europa e no resto do mundo geram somente caos, incerteza, exclusão social e colocam em risco a democracia.

A todos vocês, meus calorosos cumprimentos”

Nicola Zingaretti

 

Curta e compartilhe!