Workshop na Câmara dos Deputados sobre o retorno dos jovens no exterior à Itália
Retorno, povoamento, solidariedade. Girou em torno dessas três palavras chave o workshop dedicado aos jovens italianos no exterior que foi realizado na Sala Nilde Iotti da Câmara dos Deputados. Promovido pelo Comitê “11 de outubro de iniciativa para os italianos no mundo” liderado pelo especialista Aldo Aledda, coordenador da iniciativa.
Participaram dos trabalhos parlamentares eleitos no exterior, o Diretor do Ministério do Exterior para os italianos no mundo, Vignali, pesquisador e especialista em emigração jovem.
CONCLUSÕES POR FABIO PORTA
As conclusões foram confiadas a Fabio Porta, ex Parlamentar do PD e secretário do PD Brasil: “A nossa ideia é a de apresentar respostas aos italianos no mundo. O nosso Comitê, que foi constituído em 11 de outubro, não quer substituir a política, mas busca simplificar alguns procedimentos e apresentar respostas o mais rapidamente possível. Hoje tratamos o tema do retorno, mas promoveremos muitas outras propostas e ideias que submeteremos ao governo, Parlamento e municípios. Estamos contentes com o retorno obtido hoje”. O Seminário de hoje deu, na realidade, continuidade a uma rota que tomou rumo em 11 de outubro de 2018 sobre a relação com as jovens gerações de italianos no exterior: “Necessário ir ao coração do problema e encontrar as soluções, concluiu Porta, os italianos no exterior são uma riqueza. Têm um motor a mais. Um novo desafio é colocar em contato os italianos que nasceram no exterior com os jovens italianos que emigram hoje. Queremos alcançar logo nossos objetivos”.