
Em São Paulo, houve uma atenção particular à comunidade empresarial italiana, com um encontro na Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira; foi então particularmente significativa a visita ao Museu da Imigração e ao Arsenal da Paz. Pelo lado político, a ser evidenciado o encontro com os candidatos à Presidência e Vice Presidência da República, Lula e Alckmin.
Também em Buenos Aires, uma repleta agenda de encontros políticos, com expoentes do governo em mandato, mas também com os partidos socialistas e radicais. Emocionante a visita à ESMA e ao Museu da Memória. Por ocasião da visita do Vice Secretário do PD a nova sede do Circolo do PD de Buenos Aires foi batizada de David Sassoli, um pouco antes do encontro com a nossa coletividade nas instalações do Circolo Italiano. A agenda na capital argentina concluiu-se com uma mesa redonda sobre as relações Europa – América Latina, organizada pelo Circolo Berlingher.
Em Santiago do Chile a delegação encontrou os Presidentes da Câmara e do Senado e os principais partidos que apoiam o governo do Presidente Boric. Foi de grande valor histórico e político as visitas ao Museu da Memória, ao Palácio della Moneta e ao mausoléu de Salvador Allende. No estádio italiano o ex-Ministro Provenzano encontrou os representantes da comunidade italiana e relançou o projeto sobre talentos italianos no exterior, enquanto o Senador Porta se encontrou com os conselheiros do COMITES e com os responsáveis de associações, escola italiana e Câmara do Comercio, para tratar dos principais temas de interesse da coletividade.
Em Montevideo, os encontros de caráter político terão uma importância particular, como também a visita à redação do jornal “Gente d Italia” para expressar ao Diretor Mimmo Porpiglia e à redação do jornal a solidariedade do Partido Democrático pelos repetidos ataques que nesses meses se voltaram à censura e ao fechamento do único quotidiano ainda vivo no continente.
Essa visita, assim articulada e intensa, constitui um forte sinal de presença e continuidade de ação política por parte do maior partido italiano; o PD deseja, dessa forma, confirmar sua escolha de estar ao lado dos italianos no exterior, não somente em época de eleição, e de se coloca-los ao centro da própria iniciativa política e parlamentar.