Com uma ‘lectio magistralis’ do ex Ministro e diplomata brasileiro, Rubens Ricupero, concluiu-se sexta feira, 30 de novembro, a primeira edição de POLIS SCUOLA DE DEMOCRAZIA, iniciativa promovida pelo Círculo do Partido Democrático de São Paulo, juntamente com as associações ACLI e UIM Brasil e com a colaboração do Círculo Italiano de São Paulo. Foi o que noticiou o Diretor do curso de formação política, Alessandro Battisti, que nos apresenta um primeiro balanço e antecipa novidades para a edição do próximo ano:
“O curso deste ano foi realizado de julho a dezembro; um real e verdadeiro “semestre” durante o qual cidadãos italianos e brasileiros puderam discutir sobre valores da Constituição Italiana e sobre os principais temas ao centro da agenda politica italiana e brasileira. Sempre com uma atenção específica à história e ao papel da comunidade italiana no Brasil e às fecundas relações de acontecem entre os nossos dois Países no campo social, cultural e econômico.
“No próximo ano – anuncia o Senador Battisti – pensamos em fechar um acordo de parceria com uma instituição acadêmica de São Paulo para dar profundidade e continuidade a essa iniciativa que suscitou, dentro e fora do Brasil, grande curiosidade e interesse. Estamos também considerando a hipótese de utilizar os sistemas de educação à distância para tornar acessível o curso a quem vive fora de São Paulo”.
“Outra grande novidade, conclui o Diretor da POLIS, será a organização de um dia dedicado à Europa, tendo em vista as eleições do próximo Parlamento Europeu. Queremos reiniciar e divulgar, também aqui no Brasil, o profundo significado histórico e social do processo de unificação europeia; uma referência que consideramos importante também para o processo em andamento no Mercosul e na América Latina”.
O evento final concluiu-se com a entrega dos atestados de participação e um “vino d’onore”. Esteve presente também o Deputado Fabio Porta, ex Deputado do Parlamento Italiano e Presidente do Comitê para os Italianos no Mundo.