Positiva a confirmação por parte do Ministro do Exterior, Paolo Gentiloni, de uma próxima visita sua a Havana; esperada a presença de Raul Castro na Itália por ocasião da VI Conferência Itália-América Latina
Apresentando uma intervenção em Sessão, em nome do grupo do Partido Democrático, o Deputado Fabio Porta, parlamentar eleito na América Meridional, preanunciou a apresentação de uma resolução na Comissão do Exterior em apoio ao processo de descongelamento iniciado oficialmente no dia de ontem.
“No dia seguinte ao que, sem retórica, podemos chamar de dia “histórico”, gostaria de exprimir – disse o Deputado do PD – a nossa grande satisfação juntamente à motivada esperança para a nova estação que se abre para “as Américas”.
“Após mais de 50 anos de incompreensão e de hostilidade, de relações tensas e forçadas, Cuba e Estados Unidos viram a página. O desafio – segundo o Deputado Porta – não é pequeno: encerrar definitivamente a guerra fria no continente americano e construir uma nova relação interamericana sob pressupostos de compartilhamento e confiança recíprocos”.
“E se é verdade que as grandes viradas na história são fruto de lideranças modernas e visionárias, um pensamento deve ir aos dois chefes de estado mas, principalmente, ao grande mediador dessa operação, o Papa Francesco, o jesuíta ítalo-latino americano que veio do ”fim do mundo” e que se candidata a mudar a história também de suas Américas”.
“Em apoio a essa nova fase de tranquilidade – concluiu o parlamentar democrático – apresentaremos uma resolução parlamentar específica, inclusive em vista da viagem confirmada de nosso Ministro do Exterior a Cuba nos primeiros meses do próximo ano e a poucos meses da VII Conferência Itália América Latina, onde esperamos a presença do Presidente Cubano, Raul Castro”.