Deputados do PD do exterior: compromisso do Governo para reintegrar os fundos para os cursos de italiano

O Governo declarou seu compromisso em reintegrar os fundos para os cursos de língua e cultura italiana organizados pelos entes gestores aos níveis de 2015. É essa a resposta que o Sub Secretário Enzo Amendola deu em nome do executvo ao questionamento urgente que aparesentamos imediatamente após termos recebido a notícia de uma redução de 2 milhões e 625 mil euros para o ano de 2016.

Tal redução foi feita após a reformulação de despesas que o Ministério das finanças solicitou a todos os Ministérios, incluindo o MAECI. No questionamento, destacamos enfaticamente a exigência de não golpear ainda mais um setor seguramente estratégico para a projeção da Itália no mundo, ou seja, a promoção da língua e da cultura italiana no exterior.

A redução prenunciada teria golpeado atividade de formação já iniciada por aqueles entes gestores que, pelo próprio Ministério, receberam solicitação de detectar os cursos que foram deixados descobertos pela falta de envio de pessoal efetivo da Itália. Poderia concretamente ser configurada uma situação de fechamento de não poucos cursos, de dispersão de alunos e de demissão de professores.

Além disso, a redução de despesa para essas atividades, contidas nos últimos anos após emendas de iniciativa parlamentar, se tornaria ainda mais preocupante para os anos de 2017 e 2018, uma vez que a projeção trienal da Estabilidade prevê para esses anos uma despesa de cerca de 6 milhões, praticamente a metade do que foi investido em 2015.

O compromisso do Governo tende a sanar, portanto, uma situação passível de consequências deletérias sobre o sistema de promoção cultural da Itália no mundo.

Reconhecemos, com uma réplica feita pelo Deputado Tacconi, em nome de todos nós, dela confortante resposta do Sub Secretário Amendora. Ao mesmo tempo, confirmamos nosso compromisso em acompanhar os sucessivos desenvolvimentos da questão e destacado a exigência de reequilibrar os recursos disponíveis nesse campo inclusive para os próximos anos.

 

Os Deputados do PD do exterior: Farina, Fedi, Garavini, La Marca, Porta, Tacconi

Curta e compartilhe!