Deputados do PD do exterior: o governo reintegra os fundos para os cursos de língua e cultura no exterior. Positivo o resultado de nosso empenho parlamentar e político

Roma, 19 de julho de 2016

O governo manteve seu empenho de recuperar os fundos para os cursos de língua e cultura italiana no exterior. Na lei de ajuste do orçamento que acaba de ser apresentada na Câmara, na realidade, 2,6 milhões de euros foram atribuídos à Direção Geral para os Italianos no Exterior com o propósito de reintegrar os recursos para os cursos de língua e cultura italiana, que faltaram na fase final de aprovação da Lei de Estabilidade 2016, após uma “remodelação de despesas” imposta ao MAECI pelo Ministério da Economia e Finanças.

Trata-se de um resultado de grande importância, esperado por todos aqueles que têm no coração a promoção da cultura, da língua, da imagem de nosso País no mundo, um resultado que nós, antes de todos, pedimos um questionamento urgente, que traz como primeiro signatário Tacconi, no dia seguinte da aprovação da lei de estabilidade e, sucessivamente, em diversas ocasiões de debate parlamentar.

O bom êxito dessa questão nos permite alcançar um objetivo triplo. Os entes gestores terão um ponto de apoio concreto para manter os níveis de atividade anteriormente alcançados e para programar com maior serenidade as iniciativas didáticas em vista do novo ano letivo. As famílias poderão esperar sem ansiedade a continuidade da formação linguística de seus filhos e poderão contar com uma oferta que não se distanciará da oferta do passado.

A intervenção, como um todo, nos confirma também para este ano um nível de financiamento que representou o ponto de resistência e de retomada após os drásticos redimensionamentos do passado.

Sem triunfalismo trivial, estamos naturalmente muito satisfeitos pelo fato de poder constatar o bom êxito das intervenções que fizemos, em primeira pessoa e de todas as formas, parlamentares e políticas, que nos eram permitidas. Agradecemos ao Ministro Gentilone e o Sub Secretário Amendola, que há alguns meses são encarregados pelo gerenciamento dos italianos no exterior, pelo empenho pessoal, pela seriedade demonstrada em fazer com que os fatos acompanhassem as palavras. Parece-nos um novo sinal de atenção da parte do Governo em relação aos italianos no mundo que, qualquer um que vê nosso mundo com equilíbrio e boa fé deveria reconhecer.

Continuamos a nos manter empenhados nesse campo estratégico para a promoção da Itália no mundo para que, na próxima Lei de Estabilidade, possam ser reequilibrados os postos para a língua e a cultura previstos para os próximos anos, de maneira que a reforma da normativa, que o próprio Governo está preparando em vista autorização obtida em vista da lei 107 da Boa Escola, possa embasar-se em bases sólidas e concretas para ser plenamente aplicada.

Os Deputados do PD do Exterior: Farina, Fedi, Garavini, La Marca, Porta, Tacconi

Curta e compartilhe!

Official Fabio Porta WebSite, 2008 – 2022

brazil_18295s

Gabinete Fabio Porta – America Meridionale
Alameda Santos, 1909, 3º andar, cj. 32
San Paolo – Brasile – 01419-002
Tel.: +55. 11. 3081-3861
E-mail: segreteria@fabioporta.com