Fabio Porta intervém em um importante congresso organizado pela UIL Unione Italiana del Lavoro
Fabio Porta, presidente da Associação de Amizade Itália Brasil e do Comitê para os Italianos no Mundo da Câmara dos Deputados, fez uma apresentação durante uma importante iniciativa organizada pela UIL Unione Italiana del Lavoro através do Sindicato dos Aposentados e da ADA, a associação pelos direitos dos idosos. A proposição principal do evento foi a luta contra a fome e o direito a uma alimentação saudável e suficiente, que remetem ao tema da EXPO “Nutrir o Planeta. Energia para a Vida”. O encontro, na realidade, realizou-se durante a grande exposição universal milanesa e contou com a participação de importantes autoridades italianas e brasileiras.
“Sobre os temas ambientais e de alimentação – disse Fabio Porta – a Itália e o Brasil estão há muito tempo na vanguarda; não é por acaso que, há cinquenta anos, o nosso país hospeda a FAO (a Agência da ONU para a alimentação) e existe um outro dado, de fato, de que o Brasil se distingue pela qualidade de suas políticas nesse campo, a todos os níveis administrativos e de governo”.
“Esse importante congresso – segundo o Deputado eleito na América Meridional – quis trazer a contribuição desses dois países e também das organizações dos trabalhadores e dos aposentados no final dos trabalhos da EXPO MILANO 2015; a “Carta de Milão”, documento final da EXPO, deverá traduzir-se em compromissos concretos e também o centro de exposições da EXPO poderá ser utilizado para hospedar um centro permanente de estudos e pesquisa sobre alimentação saudável e sustentável”.
O Secretário Geral da UIL, Carmelo Barbagallo participou na primeira sessão dos trabalhos enquanto o Secretário Geral da UIL Pensionati, Romano Belissina, encerrou a segunda e última sessão.
Vieram do Brasil o Secretário de Políticas Sociais do Estado de São Paulo, Floriano Pesaro, juntamente com uma numerosa delegação da “Força Sindical” e da UGT, liderada pelo Presidente do Sindicato dos Aposentados, André Ortiz.
O Vice Prefeito de Milão, Francesca Balzani, apresentou as saudações pela cidade de Milão enquanto a Região da Lombardia foi representada pelo Sub Secretário de Relações Internacionais, Alessandro Fermi.