Fabio Porta (PD): a lembrança de Marcinelle nos leva a transmitir às novas gerações a dignidade do trabalho e o compromisso de conhecer a história da emigração italiana

“Todo ano, para quem está atendo aos fenômenos da emigração italiana, o dia 8 de agosto nos lembra de uma das mais graves tragédias da história, a de Marcinelle na Bélgica onde, em 8 de agosto de 1956, na mina de carvão de Bois du Cazier, ocorreu um incêndio que causou a morte de 262 mineradores, dos quais 136 italianos: um verdadeiro e real massacre que marcou não só a história da Itália, mas a de toda a Europa.

Um fato que não pode ser esquecido ou deixado somente para as comemorações oficiais destes dias e que deve nos levar a entender melhor, na realidade, a estudar, a partir da escola, justamente as migrações e a mobilidade humana.

Que a tragédia de Marcinelli se transforme em memória concreta do sacrifício do trabalho italiano no mundo. Honremos aqueles mortos cultivando a memória de um sacrifício que não terá sido em vão se conseguirmos transferir às novas gerações o valor da dignidade do trabalho e da riqueza da mobilidade humana, que devem sempre ser respeitados, nunca explorados.”

Fonte: Assessoria de Imprensa Deputado Fabio Porta

Curta e compartilhe!