Comunicado 15.12.17 – Assessoria de Imprensa Deputado Fabio Porta
Três dias dedicados às relações entre Itália e América Latina, com uma compreensível atenção especial à Venezuela, a do Deputado Fabio Porta.
Durante o segundo Fórum Parlamentar Itália – América Latina, o Deputado do Partido Democrático fez questão de encontrar dois importantes expoentes da oposição venezuelana ao governo, que exatamente nestes dias recebeu o Premio Sacharov sobre direitos humanos do Parlamento Europeu.
Julio Borges, Presidente da Assembleia Legislativa da Venezuela e Luis Stefanelli, Presidente do Grupo de Amizade Parlamentar Itália-Venezuela, reuniram-se com Fabio Porta e o agradeceram pessoalmente pelo grande empenho demonstrado nesses anos a favor da comunidade venezuelana e em apoio à luta pelo pleno respeito aos direitos civis e políticos naquele País.
O documento final do Fórum Parlamentar, aprovado por unanimidade por todos os países latino-americanos, exprime solidariedade ao Parlamento Venezuelano e solicita o reestabelecimento do estado de direito.
Luis Stefanelli encontrou-se depois com membros da seção italiana do Grupo Itália-Venezuela da União Parlamentar, presidido por Fabio Porta e pelo Senador Luis Orellana; nessa reunião também, os parlamentares italianos apresentaram sua solidariedade à A N da Venezuela, confirmando o conteúdo das mações votadas pela Câmara e pelo Senado italiano.
Finalizando, a audiência com Stefanelli do Comitê para os Italianos no Mundo da Câmara dos Deputados, uma iniciativa de seu Presidente Fabio Porta, à qual imediatamente aderiram vários deputados membros do Comitê.
Após a exposição do Deputado Venezuelano, o Presidente Porta e vários deputados que utilizaram da palavra, apresentaram a própria preocupação pela dramática situação da Venezuela, com referência particular à grande coletividade italiana que ali reside.
Nesse caso também, juntamente com o desejo de que a negociação de Santo Domingo (onde nos próximos dias governo e oposição se encontrarão) produza efeitos positivos, os parlamentares denunciaram as violações dos direitos civis, solicitando a soltura de todos os presos políticos e a abertura de um canal humanitário para atender a emergência do País.
Os representantes da Associação APEVERT apresentaram durante a audiência os dramáticos problemas existenciais que seus aposentados devem diariamente enfrentar, apresentaram suas solicitações ao Governo Italiano e pediram para que não sejam abandonados.
O Deputado Porta, em nome também do COMITÊ, garantiu todo esforço possível, com atos concretos, para encontrar uma solução imediata e, em particular, reassegurou que nestas semanas o Ministério do Trabalho está considerando o problema e avaliando, juntamente com o MEF e o INPS, quais podem ser – inclusive do ponto de vista técnico – as intervenções concretar a serem aplicadas para atender as solicitações dos aposentados ítalo-venezuelanos que retornaram para a Itália e superar, portanto, a atual situação crítica devida à inadimplência do Estado Venezuelano.