É gravíssimo. Parece mentira mas é verdade: está circulando na Argentina um email /whatsapp com o qual uma expoente da USEI e apoiadora de Eugenio Sangregorio, Presidente do Partido e candidato à reeleição à Câmara dos Deputados, pede aos eleitores que entreguem os envelopes, antes que sejam votados, à sua organização, que então se encarregará de votar no lugar deles: “Entre em contato comigo e lhes ajudaremos a preparar o voto, o levaremos ao correio para vocês!”, essas são as palavras textuais ao final de um longo comunicado com o qual os destinatários são convidados a se mobilizarem para “somar” a esse projeto.
USEI ainda hoje está ao centro de dois processos, um na Itália e outro na Argentina, após as fraudes eleitorais de 2018 em relação às quais foram apresentados dois recursos, um na Câmara e outro no Senado.
Em dezembro de 2021 o Senador Cario (foi eleito pela USEI e posteriormente mudou para o MAIE), após as deliberações da Junta para as eleições, caiu e eu, legitimamente, assumi o posto.
É a primeira vez que uma fraude eleitoral é anunciada antes mesmo de ser cometida e nos próximos dias apresentarei uma reclamação à Procuradoria da República de Roma.