O decreto sobre o fortalecimento da administração pública, em discussão na Câmara, é talvez a última ocasião para integrar os limitadíssimos recursos destinados pela receite lei orçamentária à adequação dos contratos dos funcionários que trabalham nos consulados, que são hoje a grande maioria dos que trabalham em nossa rede consular.
Esses recursos humanos, igualmente ao que se está fazendo para os funcionários de carreira e corpo diplomático, devem ser tutelados e valorizados. Constituem, na realidade, um patrimônio de competências únicas, aos quais se deve tratar com iniciativas adequadas de ingressão em carreira através de concursos específicos do pessoal mais jovem.
Somente intervenções urgentes e direcionadas podem evitar o colapso de algumas de nossas sedes no exterior, principalmente onde existem grandes coletividades de italianos.
Juntamente com os deputados do PD eleitos no exterior, apresentei emendas específicas, sobre esses temas, ao decreto que tem como objetivo exatamente o fortalecimento de nossos escritórios públicos.
Hoje de manhã, no encontro que os eleitos no exterior tiveram com o Ministro Tajani, destaquei a importância de intervir sobre esses temas e, principalmente, de fazê-lo de maneira bipartidária, espero com o apoio do governo. Nos próximos dias, saberemos se o nosso apelo recebeu a devida atenção.
Assessoria de Imprensa Deputado Fabio Porta