Fabio Porta recorda a figura de José Messina, presidente do Colégio “Dante Alighieri” de São Paulo

jose_messina

A morte de José Messina, respeitável e estimadíssimo expoente da comunidade italiana do Brasil é, para mim, motivo de profunda tristeza juntamente com uma ocasião de reflexão e lembrança da vida e do trabalho de um grande protagonista da italianidade no mundo.

Tive  a honra e a sorte de conhecer Messina e a sua bela e unida família durante meus já longos anos de empenho ao lado da grande comunidade dos italianos de São Paulo no Brasil.

José Messina amava profunda e orgulhosamente a sua terra natal, a Sicília; com igual paixão era ligado à sua grande e numerosa família. Amor e paixão que Messina tinha também pela cidade de São Paulo e pelo Brasil, como foi possível perceber em seus últimos anos de vida durante os quais presidiu de maneira impecável e inesquecível a que talvez seja a mais antiga e prestigiosa instituição de educação e cultura italiana do Brasil: o colégio “Dante Alighieri”.

Conservarei para sempre em meus olhos e em meu coração as emocionantes comemorações da Festa da República; nessas ocasiões, diante de milhares de alunos, tendo em mãos as bandeiras da Itália e do Brasil, Messina proferiu discursos apaixonados e orgulhosamente ligados à valorização da presença italiana no mundo e no Brasil, em particular.

A esse meu ilustre amigo, com o qual partilhei o amor pelas origens sicilianas e a paixão pela coletividade italiana de São Paulo e do Brasil, quero dirigir um pensamento emocionado; estou certo de que seus familiares e os muitos amigos que José deixou nesta terra saberão honrar de maneira digna e adequada a sua memória, dando continuidade às muitas obras por ele conduzidas com retidão exemplar e íntegra conduta.

Curta e compartilhe!

Official Fabio Porta WebSite, 2008 – 2022

brazil_18295s

Gabinete Fabio Porta – America Meridionale
Alameda Santos, 1909, 3º andar, cj. 32
San Paolo – Brasile – 01419-002
Tel.: +55. 11. 3081-3861
E-mail: segreteria@fabioporta.com