Feliz num dia de ‘justiça e verdade’, Porta aguarda a decisão da Comissão Eleitoral. Na Câmara, Sangregorio também deverá sofrer processo

Fabio Porta

Mesmo ainda sem saber se a cadeira de senador, agora vazia, será sua, o sociólogo Fabio Porta comemora a decisão do Senado da República Italiana que cassou o mandato que havia sido indevidamente conferido ao ítalo-argentino Adriano Cario, acusado de fraudes na eleição de 2018. Porta se diz “feliz por poder compartilhar este dia de justiça e verdade com honestos italianos que vivem na América do Sul e ao redor do mundo”.

Em mensagem transmitida à redação de Insieme, Porta inicia dizendo que “depois de quase quatro anos de luta pela legalidade do voto no exterior e contra a fraude eleitoral massiva e sistemática, pela primeira vez na história esses episódios são sancionados pelo Parlamento italiano e os beneficiários são expulsos do Senado”.

“Sempre disse – aduz Porta – que não era um assunto pessoal e repito: milhares de cidadãos italianos de todo o mundo pediram ao Senado que se expressasse de forma corajosa e exemplar sobre este assunto e hoje o debate no plenário do Parlamento italiano confirmou que este recurso foi julgado procedente”. A votação pela cassação do mandato de Cario foi por 132 votos a favor, 126 contrários e seis abstenções.

Logo após a votação secreta de duas ordens do dia, o plenário iniciou um debate sobre a quem caberá a cadeira vacante. A presidente do Senado, entretanto, decidiu que o assunto será decidido pela Comissão Eleitoral (‘Giunta’), que definirá a atribuição da cadeira de acordo com a legislação em vigor. Ela está sendo reivindicada, entretanto, pelo também ítalo-argentino Francisco Nardelli, de Bahia Blanca.

“Aguardei em silêncio até agora porque acredito no direito e respeito as instituições”, declarou Nardelli ao site ‘Italia Chiama Italia” – “mas agora acredito que o direito é a meu favor e que a cadeira de Cario deva continuar a ser da Usei”. Segundo o mesmo site, Nardelli estava para embarcar para Roma onde deverá contratar o mesmo advogado que defendeu Cario no episódio para reivindicar a cadeira.

Enquanto isso, fonte de Insieme assegurava que, em função da decisão do Senado, recurso será apresentado também na Câmara de Deputados contra o deputado Eugenio Sangregorio e seu partido, Usei – ‘Unione Sudamericana Emigrati Italiani’, beneficiados pelas fraudes eleitorais.

Em seu pronunciamento, Porta, que já foi deputado por dois mandatos, observou que “todos os senadores que intervieram (direita, centro e esquerda) se manifestaram contra a vergonha das fraudes eleitorais que mancham a democracia e as instituições; não apenas a votação final sobre a cassação do senador Cario, mas os discursos dos parlamentares deram um sinal claro a favor da legalidade e contra a impunidade”.

Ao final, Porta disse que está “ansioso para as próximas decisões relacionadas à distribuição de assentos, feliz por poder compartilhar este dia de justiça e verdade com honestos italianos que vivem na América do Sul e ao redor do mundo”. Veja a nota de Porta em italiano:

“Dopo quasi quattro anni di lotta per la legalità del voto all’estero e contro brogli elettorali massicci e sistematici, per la prima volta nella storia questi episodi vengono sanzionati dal Parlamento italiano e chi ne ha beneficiato è estromesso dal Senato. Ho sempre detto che non si trattava di una vicenda personale e lo ribadisco: da tutto il mondo sono stati migliaia i cittadini italiani a chiedere che il Senato si esprimesse in maniera coraggiosa ed esemplare su questa vicenda e oggi il dibattito nell’aula del Parlamento italiano ha confermato che questo appello è stato accolto. Tutti i senatori intervenuti (di destra, centro e sinistra) si sono espressi contro la vergogna dei brogli elettorali che infangano la democrazia e le istituzioni; non solo il voto finale sulla decadenza del Senatore Cario ma i discorsi dei parlamentari hanno dato un chiaro segnale a favore della legalità e contro l’impunità. Attendo fiducioso le prossime decisioni relative all’assegnazione del seggio, felice di potere condividere con gli italiani onesti che vivono in Sudamerica e nel mondo questa giornata di giustizia e verità”.

Fonte: Insieme

Curta e compartilhe!

Official Fabio Porta WebSite, 2008 – 2022

brazil_18295s

Gabinete Fabio Porta – America Meridionale
Alameda Santos, 1909, 3º andar, cj. 32
San Paolo – Brasile – 01419-002
Tel.: +55. 11. 3081-3861
E-mail: segreteria@fabioporta.com