Fraudes 2019 – Atualização sobre denúncias e recursos apresentados

Fraudes 2019 – Atualização sobre denúncias e recursos apresentadosCom uma conferência de imprensa em Buenos Aires, os candidatos às últimas eleições Fabio Porta e Alberto Becchi, ambos do Partido Democrático, apresentaram à imprensa o estado do recurso apresentado ao Senado após as eleições de 2018 e das duas denúncias apresentadas junto às Procuradorias da República italiana e argentina.

Após o reconhecimento, por parte da justiça argentina, do fundamento da denúncia relativa ao crime de fraude eleitoral, com particular referência à aplicação do quanto previsto do contrato assinado entre o “Correio Argentino” e o governo italiano, relativamente à custódia e à entrega das cédulas eleitorais, foi formalmente aberta uma investigação em relação à qual estão sendo recolhidas provas e testemunhas.

Fraudes 2019 – Atualização sobre denúncias e recursos apresentadosA sentença do juiz argentino será entregue nos próximos dias à Junta para as Eleições do Senado, responsável pelo recurso e, portanto, pela recontagem das cédulas imputadas, especificamente em 33 seções eleitoral da Circunscrição Eleitoral de Buenos Aires. Nessas seções estariam concentrados 90% dos votos que permitiram à USEI a eleição do Senador Cario (que sucessivamente passou para o MAIE), a quase totalidade desses votos teria sido feita pela mesma mão e pelo mesmo lápis, com uma evidente manipulação do resultado final.

Nesse meio tempo, os advogados italianos dos dois candidatos teriam solicitado à Corte de Apelo de Roma acesso aos documentos, ou seja, a verificação de certa de vinte mil cédulas eleitorais das seções suspeitas.

Fraudes 2019 – Atualização sobre denúncias e recursos apresentadosDurante a conferência de imprensa, além de ilustrar o estado das denúncias e do recurso, os dois expoentes do Partido Democrático fizeram questão de evidenciar o caráter cívico e político de sua iniciativa, em defesa e tutela do voto no exterior e da dignidade de milhões de eleitores italianos no mundo.

A falta de punição dos responsáveis por tais crimes, na realidade, comportaria um sinal de impunidade e colocaria uma sombra indelével sobre o direito de voto dos italianos no exterior, deslegitimando essa importante conquista exatamente no momento em que é submetida a um forte ataque devido à lei recentemente aprovada no Parlamento italiano com drástica redução de tal representação.

Curta e compartilhe!

Official Fabio Porta WebSite, 2008 – 2022

brazil_18295s

Gabinete Fabio Porta – America Meridionale
Alameda Santos, 1909, 3º andar, cj. 32
San Paolo – Brasile – 01419-002
Tel.: +55. 11. 3081-3861
E-mail: segreteria@fabioporta.com