Fraudes eleitorais no exterior: em Buenos Aires, uma conferência de imprensa do PD da Argentina sobre as últimas novidades da investigação sobre os fatos de 2019

Fraudes eleitorais. Eleições Italianas 2018“Fraudes eleitorais. Eleições Italianas 2018. Atualização sobre as denúncias, investigação e recursos em andamento”: esse é o título escolhido pelo Partido Democrático na Argentina para a conferência de imprensa que será realizada em Buenos Aires na próxima quarta feira, dia 4 de dezembro, às 16 horas, na Confederação Argentina de Mutualidades, Av. de Mayo, 784.

Estarão presentes Fabio Porta, atualmente coordenador do PD na América do Sul e ex Deputado por duas legislaturas pela repartição da América Meridional da Circunscrição do Exterior e Alberto Becchi, membro da Assembleia Nacional do PD e componente da Secretaria do Partido na Argentina.

Os dois expoentes do Partido Democrático eram respectivamente, na época das eleições, candidatos ao Senado da República Italiana e à Câmara dos Deputados; graças a uma tempestiva denúncia dos dois, o atual responsável do PD para os italianos no mundo, Luciano Vecchi, apresentou uma petição à Corte de Apelo quando ainda não havia sido concluído o escrutínio da Circunscrição do Exterior em Castelnuovo di Porto. A suspeita de fraude nasceu dos milhares de cédulas votadas com a mesma mão em, pelo menos, quinze seções em Buenos Aires, onde se concentrava a quase totalidade de votos do candidato ao Senado Adriano Cario (sucessivamente declarado eleito pela USEI e, poucos dias após a eleição, passou ao MAIE).

A petição foi seguida por duas denúncias assinadas pelos dois candidatos democráticos, uma junto ao Ministério Público italiano e a outra na Argentina, e um recurso entregue à Junta para as Eleições do Senado, por parte do ex Presidente do Comitê para os Italianos no Mundo da Câmara, Fabio Porta.

Após mais de um ano das eleições de 2018, nos últimos meses, um Juiz de Mar del Plata considerou válidas as motivações da denúncia e fundadas as suspeitas a respeito da existência de um crime eleitoral, dando prosseguimento formal às investigações.

Durante a conferência de imprensa, Porta e Becchi atualizarão a imprensa e os meios de comunicação sobre o teor de tais ações e sobre seus desdobramentos futuros; uma cópia desse dossiê será formalmente entregue nos próximos dias pelos advogados argentinos e italianos ao Presidente da Junta para as Eleições do Senado, Maurizio Gasparri e aos seus componentes.

Curta e compartilhe!

Official Fabio Porta WebSite, 2008 – 2022

brazil_18295s

Gabinete Fabio Porta – America Meridionale
Alameda Santos, 1909, 3º andar, cj. 32
San Paolo – Brasile – 01419-002
Tel.: +55. 11. 3081-3861
E-mail: segreteria@fabioporta.com