“Gente d’Italia não pode morrer!”

Gente d'Italia

O anúncio do fechamento do jornal cotidiano “Gente d’Italia” é uma daquelas notícias que nunca queríamos ter que comentar. Não só por tratar-se de um dos pouquíssimos cotidianos italianos publicados no exterior, mas porque constitui um importantíssimo e útil instrumento de informação e de debate político para os italianos no mundo.

Não é por acaso que o jornal está entre os poucos que recebeu um reconhecimento oficial das mãos do Presidente da República Mattarella e entre os raros órgãos de informação impressos no exterior a ser lido e acompanhado em todos os continentes. Um jornal independente, livre e – por que não dizer – desconfortável.

A nós, do Partido Democrático, nunca poupou críticas, mesmo quando as consideramos pesadas e injustas. Exatamente por esse motivo a nossa solidariedade ao Diretor, Mimmo Porpiglia, não é e nem quer ser “tendenciosa”: queremos hoje falar em nome de milhares de leitores e eleitores italianos no mundo que pedem, com razão, uma informação melhor e maior da Itália e para a Itália.

Estamos certos de que “Gente d’Italia” saberá enfrentar e superar também esse momento difícil, graças à solidariedade que a redação está recebendo agora de todo o mundo. A liberdade de imprensa é um dos pontos cardiais de nossa Constituição: tal princípio deveria valer ainda mais para a imprensa no exterior, essencial para o exercício de uma plena participação democrática. Por essas razões “Gente d’Italia” não pode morrer!

Deputado Luciano Vecchi, Responsável pelo Departamento Italianos no Mundo do Partido Democrático

Deputado Fabio Porta, Coordenador da América Meridional do Partido Democrático

Curta e compartilhe!

Official Fabio Porta WebSite, 2008 – 2022

brazil_18295s

Gabinete Fabio Porta – America Meridionale
Alameda Santos, 1909, 3º andar, cj. 32
San Paolo – Brasile – 01419-002
Tel.: +55. 11. 3081-3861
E-mail: segreteria@fabioporta.com