Grave e inoportuna a contratação da irmã do Senador Cario no Consulado de Buenos Aires. Que o MAECI esclareça e o MAIE não aprove

Fabio Porta

Consulado Geral de Buenos AiresA notícia divulgada por diversos órgãos de informação e obtida de um questionamento parlamentar, relativa à contratação de Fiorella Cario, no Consulado Geral de Buenos Aires, irmã do Senador Adriano Cario, causa espanto e perplexidade.

O fato em si é muito grave, sendo o parlamentar residente exatamente na Capital Argentina. Configura-se então como um potencial conflito de interesses, mesmo porque o Senador Cario faz parte do MAIE, o partido cujo Presidente (ele também residente em Buenos Aires) é Sub Secretário responsável pelas políticas relativas aos italianos no mundo (com direta competência sobre os serviços consulares, incluindo a organização das operações eleitorais); a contratação teria sido na realidade efetivada no dia seguinte à crise de governo e, portanto, às vésperas de possíveis (ainda que improváveis) eleições antecipadas.

Para agravar o quadro e tornar totalmente inoportuna essa contratação é a existência de um recurso que está sendo analisado exatamente nestes meses no Senado sobre a não atribuição da cadeira atualmente ocupada pelo próprio Cario (na ocasião candidato da USEI) ao Partido Democrático; fraudes eleitorais, presumivelmente ocorridas exatamente em Buenos Aires, sobre as quais o Senado deverá se expressar e sobre as quais apresentei uma denúncia específica contra desconhecidos à Procuradoria da República de Roma.

Espero que o Ministro das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional esclareça o mais rápido possível o acontecido e que o Presidente do MAIE, Senador Merlo, assuma as iniciativas necessárias e tome as devidas providências sobre o caso.

Curta e compartilhe!

Official Fabio Porta WebSite, 2008 – 2022

brazil_18295s

Gabinete Fabio Porta – America Meridionale
Alameda Santos, 1909, 3º andar, cj. 32
San Paolo – Brasile – 01419-002
Tel.: +55. 11. 3081-3861
E-mail: segreteria@fabioporta.com