Itália-Brasil: mobilidade estudantil e direito ao estudo não podem ser penalizados pelas medidas restritivas anti covid. Estudar é uma necessidade, não um hobby!

O Presidente da Associação de Amizade Itália-Brasil, Deputado Fabio Porta, intervém a favor do movimento #STUDIAREEUNANECESSITA que solicita inserir o direito ao estudo entre as exceções previstas pela ordenação que prorroga a 30 de agosto as rígidas restrições aos que entram na Itália provenientes do Brasil.

 “Já intervi, como ex parlamentar e dirigente político, para solicitar a eliminação da injustificada limitação ao ingresso, em nosso País, dos italianos residentes no Brasil. Hoje, como Presidente da Associação de Amizade Itália Brasil, quero dirigir um apelo pungente ao Parlamento e ao Governo Italiano para que intervenham para inserir entre as exceções previstas pela ordenação (motivos de saúde ou trabalho) também os motivos de estudo, para todos aqueles estudantes que têm direito a um visto para estudar na Itália por questões de pesquisa, intercâmbio escolar ou bolsa de estudo. Apesar de, entre a Itália e o Brasil, as relações culturais, acadêmicas e de pesquisa serem intensas e radicadas na longa história de amizade entre os dois povos, as oportunidades de trabalho comum no campo escolar e acadêmico nunca estiveram à altura dessa grande tradição; essa é mais uma razão para não dispersar esse patrimônio, justo agora, em uma fase delicadíssima mas fundamental para a reabertura do País, não somente nos campos social e econômico, mas também científico e cultural.”

Roma, 3 de agosto de 2021 – Assessoria de Imprensa Deputado Fabio Porta

Curta e compartilhe!

Official Fabio Porta WebSite, 2008 – 2022

brazil_18295s

Gabinete Fabio Porta – America Meridionale
Alameda Santos, 1909, 3º andar, cj. 32
San Paolo – Brasile – 01419-002
Tel.: +55. 11. 3081-3861
E-mail: segreteria@fabioporta.com