Mais uma vez, cidadãos de série B?

“Para os italianos no exterior, o “Carrossel dos Gols” equivale ao que representa “Nonagésimo Minuto” para os residentes na Itália. Eliminá-lo seria um mal sinal”

de Fabio Porta

fabio porta natal 2019

Caro Diretor,

Mais uma vez, “Gente d’Italia” demonstra não só ser um jornal com “J” maiúsculo, pela tempestividade das informações e aprofundamento das notícias, mas também por ser um instrumento sensível e em sintonia quando falamos em italianos no exterior.

Refiro-me à notícia, dada por vocês em primeira mão aos leitores e à qual dedicaram amplo espaço nestes dias, sobre a temida eliminação do programa de televisão “O Carrossel dos Gols” da programação da RAI Italia.

Uma transmissão que nasceu em 1997 e que hoje pode contar com um público de, pelo menos,  50 milhões de telespectadores em todo o mundo; a transmissão-símbolo da RAI no mundo que, através do futebol, conseguiu através dos anos criar e  soldar aquele elo entre a Itália da bota e a Itália além das fronteiras, que frequentemente o descuido de tantas iniciativas oficiais do Belpaese corre o risco de comprometer.

A escolha é ditada pelo mero cálculo econômico da Liga do Futebol que, faltando com o respeito para com aqueles milhões de italianos que, através do futebol continuaram a torcer e a amar a Itália no mundo, com um golpe de caneta cancelou o pacote de direitos televisivos do futebol aos assinantes da RAI no mundo.

Devemos reconhecer aos conselheiros da RAI Laganà e Borioni de terem se manifestado conta tal corte iníquo e ofensivo, no substancial silêncio do Conselho de Administração e na resignação silenciosa da direção da RAI Itália. Sim, porque tudo isso acontece em um contexto de geral enfraquecimento do principal canal televisivo de informação para os italianos no exterior, que ano após ano continuou a diminuir os programas “ad hoc” e, consequentemente, a tão anunciada “informação de retorno”. Um exemplo de tal miopia estratégica é a ausência de uma sede da RAI no continente Sul Americano onde, hoje, vive a maior comunidade de ítalo descendentes no mundo, uma fonte potencial de expectadores de mais de 60 milhões de pessoal.

Então? Obrigada por enquanto, Mimo Porpiglia, por ter mais uma vez tocado o alarme a uma classe política e gerencial frequentemente distraída ou empenhada a olhar para o próprio umbigo. Estou certo que o toque do sino irá acordar alguém e, fazemos votos, nos ajudará a restituir aos italianos no mundo algumas horas de emoção italiana no domingo. Para os italianos no exterior o “Carrossel dos Gols” equivale ao que representa o “Nonagésimo minuto” para os residentes na Itália. Eliminá-lo seria um mal sinal: nos faria sentir mais uma vez italianos de série B! Não deixemos que isso aconteça.

Fabio Porta

Fonte: gente d italia

Curta e compartilhe!

Official Fabio Porta WebSite, 2008 – 2022

brazil_18295s

Gabinete Fabio Porta – America Meridionale
Alameda Santos, 1909, 3º andar, cj. 32
San Paolo – Brasile – 01419-002
Tel.: +55. 11. 3081-3861
E-mail: segreteria@fabioporta.com