Michele Schiavone (CGIE) encontra os Círculos do Partido Democrático na América do Sul. Encontro on-line promovido pelo PD da Argentina e pela Coordenação da América Meridional

São Paulo, 19 de junho de 2020 – Assessoria de Imprensa Deputado Fabio Porta

Michele Schiavone
Michele Schiavone

Sob iniciativa da Federação do Partido Democrático na Argentina, em conjunto com a coordenação do partido na América do Sul e o departamento italianos no mundo, realizou-se ontem um encontro entre o Secretário Geral do Conselho Geral dos Italianos no Exterior, Michele Schiavone, e os Círculos da América do Sul.

A vídeo conferência, aberta por Daniel Antenucci (PD Argentina) e moderada por Fabio Porta (PD América Meridional) teve também a participação do Responsável do PD para os italianos no exterior, Luciano Vecchi.

Participaram representantes do PD na Argentina, Brasil, Chile, Peru e Uruguay, conectados através de uma plataforma de vídeo conferência on-line.

Durante a discussão, surgiram as criticidades e os pontos de força da difícil fase que, devido à pandemia, nossas coletividades no exterior estão atravessando; ao CGIE e, em particular, ao seu Secretário Geral, foi reconhecido o importante esforço de conexão entre as nossas comunidades e as instituições italianas.

Schiavone e Vecchi disseram que têm certeza que o PD na América do Sul reconquistará a centralidade política e a força eleitoral que teve até as últimas eleições políticas. Sobre esse ponto e, em particular, sobre os graves episódios de fraude eleitoral e sobre a perda de representação parlamentar, ocorreram várias intervenções que convidaram a direção do PD a assegurar ao Partido na América do Sul um apoio adequado.

Para retomar sua iniciativa no continente, o PD já está compromissado na América do Sul com alguns projetos inovativos no campo da formação política que tentará se estender, também graças à utilização das novas plataformas tecnológicas, a uma utilização mais ampla a nível continental.

Outro importante argumento ao centro do debate foi a possível redução da representação política dos italianos no exterior, após o corte dos parlamentares que será em breve submetido a referendo; nesse caso também, as intervenções mostraram uma substancial convergência ao reivindicar o importante papel para a Itália da presença no Parlamento de uma adequada representação dos italianos no mundo e, nesse sentido, apresentaram também apoio à proposta de instituição de uma comissão parlamentar bicameral sobre os italianos no exterior.

A discussão, que abordou outros temas importantes como as questões de repatriamento devido à pandemia, as dificuldades de pagamento da rede escolar às escolas italianas nesta fase de emergência sócio econômica, a exigência de fortalecer a comunicação interna e externa do partido e a necessidade de retomar propostas concretas como a convenção entre Patronatos e o Ministério das Relações Exteriores para melhorar os serviços aos nossos compatriotas no mundo, concluiu-se após mais de duas horas de debate com o compromisso de programar reuniões similares com prazos cada vez mais constantes.

Curta e compartilhe!

Official Fabio Porta WebSite, 2008 – 2022

brazil_18295s

Gabinete Fabio Porta – America Meridionale
Alameda Santos, 1909, 3º andar, cj. 32
San Paolo – Brasile – 01419-002
Tel.: +55. 11. 3081-3861
E-mail: segreteria@fabioporta.com