Migrações e formação intercultural: o patrimônio histórico, cultural e ético da emigração italiana: congresso de 6 de dezembro na Câmara dos Deputados

O encontro de 6 de dezembro pretende ser uma ocasião para aprofundamento, a partir da lei “Disposições para a promoção do conhecimento da emigração italiano no contexto das migrações contemporâneas”, atualmente em fase de exame junto à Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados.

O Deputado Fabio Porta, promotor do congresso, evidencia a ambição da proposta de lei em valorizar o patrimônio histórico, cultural e ético da emigração italiana. A proposta de lei propõe formação destinada às escolas de todas as ordens e graus com o intuito de integrar, de maneira significativa, o percurso de crescimento culturas dos jovens. O objetivo é oferecer-lhes a possibilidade de conhecer uma das experiências mais significativas na história de nosso País em seu caminho em direção à contemporaneidade.

O Deputado Fabio Porta destaca que a referência a nossa história migratória constitui um elemento chave para desenvolver um percurso de formação intercultural que não se limita a celebrar o passado, mas que se propõe como uma chave para abrir portas para um futuro de compreensão intercultural. Em uma época em que as escolas italianas acolhem um número crescente de estudantes de origem estrangeira, a inclusão da história migratória se torna um farol de diversidade e compreensão recíproca. A esperança é que essa iniciativa represente um passo significativo em direção a um maior conhecimento da história migratória italiana e a sua integração nos percursos educacionais das novas gerações.

No encontro do dia 6 de dezembro teremos intervenção de representantes institucionais e especialistas: Anna Ascani (Vice Presidente da Câmara dos Deputados); Federico Mollicone (Presidente da Comissão de Cultura, Ciência e Educação); Simone Billi (Presidente do Comitê Permanente para os Italianos no Exterior da Câmara dos Deputados); Fabio Porta (Comissão de Relações Exteriores); Irene Manzi (Comissão de Cultura, Ciência e Educação); Toni Ricciardi (Deputado e historiador das migrações); Andrea Casavecchia (Universidade de Estudos de Toma Tre); P. Lorenzo Prencipe (Presidente – Centro de Estudos emigração CSER): Maddalena Tirabassi (Diretor Centro Altreitalia sobre Migrações Italianas); Carmela Palumbo (Chefe do Departamento para o sistema educacional de instrução e formação do Ministério da Educação e do Nérito); Mario Rusconi (Presidente ANP, Lazio); Giuseppe Aprile (Secretário Geral da UIL Escola); Paolo Masini (Presidente do Museu Nacional da Emigração de Genova); Fabrizio Ferragni (Diretor RAI Italia); Giuseppe Sommario (Universidade Católica do Sagrado Coração).

Fonte: Assessoria de Imprensa Deputado Fabio Porta

Curta e compartilhe!