No Dia da Memória, a Câmara dos Deputados recorda os “Velhos e Novos Desaparecidos”

O Deputado Fabio Porta (PD) intervém na apresentação da Ópera literária e teatral “A Última Mãe”

Por iniciativa de Tommaso Currò, Deputado do Partido Democrático, realizou-se na “Sala Aldo Moro” da Câmara dos Deputados, uma iniciativa dedicada à “Memória dos Desaparecidos: velhos e novos desaparecidos do genocídio argentino (1976-1983) aos refugiados de nossos dias”.

O evento, dedicado à apresentação do livro “A última mãe” de Giovanni Greco sobre o drama dos “desaparecidos” foi organizado em ocasião do “Dia da Memória” exatamente para recordar a todos como o empenho para manter viva a memória das vítimas do holocausto nazista deve dizer respeito a todos os crimes cometidos contra a humanidade.

Além do autor, estiveram presentes o Ministro Carlos Cerniak da Embaixada Argentina em Roma e o diplomata Enrico Calamai, Vice Cônsul em Buenos Aires na época dos fatos; abrindo os trabalhos a Vice Presidente da Câmara dos Deputados, Marina Sereni.

“Não é por acaso que essa iniciativa seja realizada no Parlamento Italiano – declarou Fabio Porta. Nos últimos anos trabalhamos na realidade incansavelmente e com paixão política sobre diversos temas ligados ao tema dos “desaparecidos”: refiro-me à entrega dos arquivos consulares italianos daqueles anos às autoridades argentinas, pela  ratificação da Convenção Internacional sobre o desaparecimento forçado de pessoas e pela participação como “parte civil” do governo italiano e do Partido Democrático sobre o “Plano Condor”.

“São todas questões – disse o Deputado eleito na América Meridional – que me viram como protagonista e sobre as quais me coloquei em primeira pessoa e como parlamentar do Partido Democrático”.

“O tema da memória – concluiu o Presidente do Comitê para os Italianos no Mundo- deve também remeter ao tema mais geral do estudo multidisciplinar das migrações nas escolas; é importante que as jovens gerações conheçam todas as páginas dessa extraordinária epopeia, tanto as maravilhosas e extraordinárias como as mais negras e dramáticas: sem memória não se constrói o futuro e nós, italianos no mundo, queremos ser parte ativa do futuro da Itália!”

Curta e compartilhe!

Official Fabio Porta WebSite, 2008 – 2022

brazil_18295s

Gabinete Fabio Porta – America Meridionale
Alameda Santos, 1909, 3º andar, cj. 32
San Paolo – Brasile – 01419-002
Tel.: +55. 11. 3081-3861
E-mail: segreteria@fabioporta.com