Roma, 17 de agosto de 2020
“Com Alfonso Grassi se vai mais uma das grandes personalidades do associacionismo italiano na Argentina.
Presidente do ACLI, Presidente do COMITES de Lomas de Zamora, Presidente da Federação das Associação da Campania e membro da diretoria da FAI (Federação ACLI Internacional): esses são somente alguns dos cargos ocupados por Grassi durante sua longa vida de ‘emigrado’ na Argentina, País onde chegou muito jovem.
Nos encontramos com Alfonso em Roma, na sede do Partido Democrático, há pouco menos de um ano e havíamos prometido nos reencontrar em Buenos Aires; ficamos impressionados com o entusiasmo juvenil e a determinação convicta com a qual se colocava à disposição do grande projeto de retomada da presença do PD na Argentina e na América do Sul.
Infelizmente esse encontro não aconteceu, inclusive devido à emergência COVID19; restam porém, para nós, as palavras de conforto, os conselhos e o exemplo de Alfonso Grassi que, até os últimos dias de sua vida, colocou o serviço à coletividade italiana no exterior ao centro de seu empenho pessoal e social.
As ele, a sua família e ao ACLI na Argentina e ao mundo queremos fazer chegar os nossos mais sinceros sentimentos de afeto e os pêsames de todo o PD”
Fabio Porta (Coordenador do PD da América do Sul)
Luciano Vecchi (Responsável do PD pelos Italianos no Mundo)