Na segunda-feira, 1º de julho de 2024, às 14h30, na sala de imprensa da Câmara dos Deputados, será apresentado em primeira mão o projeto “Novas raízes. Entre Identidade Individual e Patrimônio Comum”.
O projeto envolve 18 municípios da Calábria vencedores do “Concurso para a realização de atividades culturais em benefício dos ítalo-descendentes no mundo”, a ser realizado durante o “2024 – Ano das Raízes Italianas” do MAECI.
Na iniciativa promovida pelos Deputados Porta e Carè, estarão presentes Gianluca Gallo – Assessor de Políticas Agrícolas e Desenvolvimento Agroalimentar e de Políticas Sociais e para a Família da Região da Calábria; Giuseppe Sommario – pesquisador da Università Cattolica del Sacro Cuore Milano e diretor do Festival delle Spartenze; o sociólogo Giuseppe Petrucci; Claudia Carbone – Advogada em Nova York; Rosaria Anele – Representante da comunidade calabresa em Porto Alegre; Parlamentares da República Italiana; Representantes das comunidades italianas no exterior e os Prefeitos dos 18 municípios protagonistas dos ‘Nuovi Radicamenti’. O moderador do encontro será Gianni Lattanzio, secretário-geral do ICPE.
O projeto “Novas Raízes. Entre Identidade Individual e Patrimônio Comum” tem como objetivo contar a história da antiga e nova emigração que afetou os 18 municípios da Calábria que se uniram para formar uma rede, permitindo que os viajantes se reconectem com suas origens e, ao mesmo tempo, valorizem os patrimônios naturais e culturais únicos de toda a Calábria. “Novas Raízes” pretende oferecer ferramentas que permitam aos viajantes das raízes retornar plenamente ao local de origem, reconectando-se totalmente com uma história que foi interrompida devido às muitas partidas.
A formação de uma forma agregada favorece o reposicionamento competitivo dos destinos atraentes, através da valorização integrada dos recursos de competência territorial. Mar, montanha e colina delineiam cenários diversos, lugares que não são apenas destinos “típicos”, mas testemunhas vivas das histórias e tradições moldadas por muitas gerações.
O objetivo é criar uma jornada onde cada passo revele lendas, histórias, tradições, antigos caminhos de migrantes.
Os municípios que se agregaram por deliberação do conselho são: Badolato, Isca, Sant’Andrea Apostolo dello Ionio (Província de Catanzaro); Aieta, Morano, Paludi (Província de Cosenza); Brognaturo, Cardinale, Mongiana, Monterosso Calabro, Fabrizia, Nardodipace, Polia, San Nicola da Crissa, Spadola, Simbario, Vallelonga, Zaccanopoli (Província de Vibo Valentia).
O acesso à sala será permitido até atingir a capacidade máxima, conforme a ordem cronológica de recebimento das solicitações de credenciamento, que devem ser enviadas até às 16h00 de 29 de junho para: porta_f@camera.it. É necessário apresentar um documento de identidade para entrar. O uso de paletó é obrigatório para homens.
Fonte: Assessoria de Imprensa Deputado Fabio Porta