PD América do Sul: videoconferência com a Vice Ministro do Exterior, Marina Sereni e Assembleia on-line dos Círculos PD

Roma, 19 de maio de 2020 – Assessoria de Imprensa Deputado Fabio Porta

 Apesar da pandemia em andamento, a atividade do Partido Democrático na América do Sul foi intensa durante as últimas semanas.

A Coordenação Continental do Partido Democrático promoveu, em colaboração com o departamento italianos no mundo, alguns encontros que tiveram a participação dos Círculos da Argentina, Brasil, Chile, Peru, Uruguay e Venezuela.

Foi particularmente interessante a videoconferência com a Vice Ministro do Exterior Marina Sereni, pois pôde oferecer à representante do Governo Italiano uma panorâmica atualizada dos vários países sul americanos relativa à emergência coronavírus, com particular referência à situação de nossas coletividades; a Vice Ministro, por seu lado, pôde expor as políticas implementadas pelo governo italiano para enfrentar a emergência e sair da gravíssima crise.

Durante esse primeiro evento foi evidenciada e avaliada a abordagem responsável dos Países que, como a Itália, enfrentaram de maneira séria e responsável a pandemia, enquanto severas críticas foram reservadas à maneira com a qual alguns governantes, (principalmente o Presidente Bolsonaro no Brasil), por responsabilidade própria, subestimaram o problema evitando apoiar medidas de quarentena e distanciamento social.

A Assembleia dos Círculos do Partido Democrático da América do Sul teve a participação do Responsável do PD para os Italianos no Mundo, Luciano Vecchi e do Presidente da Assembleia para os Delegados no Exterior, Massimiliano Picciani.

Foram discutidos, juntamente à emergência Covid 19, problemas ligados à situação de nossa coletividade e à reorganização da rede do partido no mundo.

Manifestou-se preocupação pela persistência dos casos de repatriação da América do Sul e pela maneira pouco clara como a qual foi conduzido, nas últimas semanas, o caso do Consulado de Montevideo, por parte do Sub Secretário Merlo, enquanto foram apreciadas as medidas fortemente apoiadas pelo PD no Parlamento, para dobrar o fundo de assistência para os italianos indigentes e permitir aos compatriotas que retornam à Itália o acesso à Renda de Emergência (REM); foi apreciado também, finalmente, o trabalho desenvolvido nestes meses pelo CGIE e pelo seu Secretário Geral, Michele Schiavone.

Curta e compartilhe!

Official Fabio Porta WebSite, 2008 – 2022

brazil_18295s

Gabinete Fabio Porta – America Meridionale
Alameda Santos, 1909, 3º andar, cj. 32
San Paolo – Brasile – 01419-002
Tel.: +55. 11. 3081-3861
E-mail: segreteria@fabioporta.com