São Paulo, 29 de outubro de 2019 – Assessoria de Imprensa Deputado Fabio Porta
Havia meses que um evento cultural não trazia tantas pessoas ao Circolo Italiano di San Paolo. Resultado alcançado pelos organizadores de “POLIS – Escola de Democracia”, o ciclo de encontros (já em sua terceira edição) que em contra tendência à degradação do debate político dos últimos anos procura trazer a participação democrática de volta aos seus nobres valores de serviço e cidadania ativa. Nesse cenário, também a conferência sobre a vida e as obras de um grande artista, graças a uma aula magistral realizada por seu único filho, pode se tornar um momento alto de reflexão e confronto. “Candido Portinari: sangue italiano na arte brasileira”, esse foi o título da aula realizada pelo Diretor Geral do “Projeto Portinari”, João Candido Portinari.
Durante sua apresentação, o Prof. Portinari lembrou as fortíssimas raízes venetas do grande artista, a sua riquíssima produção artística e o seu grande empenho social e político. Participou da conferência uma delegação do Município de Chiampo (Província de Vicenza) liderada pelo Prefeito Matteo Macilotti, presente no Brasil para celebrar a parceria com o Município do Brodowski; na realidade, os pais de Portinari nasceram em Chiampo, enquanto sua cidade natal é, de fato, Brodowski, no Estado de São Paulo.
Um público numeroso tomou parte da iniciativa como também eram numerosas as autoridades e expoentes da comunidade italiana em São Paulo presentes ao evento: o Consul Geral da Itália, Filippo La Rosa, o membro do Comitê de Presidência do CGIE, Rita Blasioli Costa, a Presidente Coadjuvante do COMITES, Daniela Dardi, o Presidente e o Vice Presidente do Circolo Italiano, Bruno Sandim e Giovanni Manassero. O evento foi de enorme satisfação para todos os organizadores e em particular para o Diretor da POLIS, Alessandro Battisti e para o Deputado Fabio Porta, que também fizeram uso da palavra na abertura e no encerramento da exitosa conferência.