Porta: “Cronograma estranho, por que agora? Está tudo fechado no Uruguay …”

Deputado Porta, uma reflexão sua sobre o anúncio da Embaixadaa de Montevideo sobre o contrato para a construção da Chancelaria Consular.

Fabio Porta
Fabio Porta

Apresentei também pessoalmente um questionamento parlamentar para pedir um Consulado Geral em Montevideo, uma estrutura melhor, mais recursos; não só isso, se hoje existem à disposição recursos para fazer um novo Consulado, é graças também ao meu trabalho parlamentar e às emendas que depois levaram um terço das arrecadações consulares a serem reinvestidos nas próprias estruturas. Longe de mim não querer apoiar qualquer iniciativa a favor de nossas comunidades, mas aqui, o problema é outro. Mais uma vez, sobre esse assunto, existe um cronograma estranho. Nós do PD, há alguns meses, denunciamos os custos dessa operação e, lembra Stefano, que haviam proposto uma locação que não se podia entender, qual a motivação, e quando o PD apresentou o questionamento, nos espantamos pois foram dados 10 dias para uma obra pública que, sozinha, necessita de outros prazos muito maiores pois se trata de dinheiro do contribuinte. Agora estamos preocupados com o cronograma por outros motivos. Um porque temos uma pandemia que está orientando a todos se concentrarem na emergência, ou seja, questões sanitárias, questões de retorno, a assistência e nos parece estranho que, enquanto de todo o mundo nos chegam notícias de que a estrutura consular está empenhada nesse sentido, em Montevideo publicam um aviso para construir uma nova estrutura. O fato desse aviso vir emitido em um momento em que, pelo que me confirmam os contatos no Uruguay, está tudo fechado, creio que uma operação séria e importante como essa, deve ser feita em um momento em que se possa trabalhar de maneira séria. Voltam dessa forma aquelas suspeitas que originaram o questionamento apresentado pelo Líder do Grupo do PD à Comissão do Exterior do Senado. Não podemos zombar dos italianos no Uruguay ou na Itália, primeiramente dizendo-lhes que haviam fechado o Consulado quando, na realidade, a Chancelaria sempre funcionou. Estamos preocupados em saber quantas pessoas trabalham no Consulado, como melhorará a produtividade e, ao invés disso, temos que ver essas notícias, mais direcionadas à propaganda política que a um trabalho sério. Espero que o Embaixador e o MAE nos tranquilizem. A notícia publicada hoje pelo GENTE D’ITALIA fez todos pularmos da cadeira.

Se fosse uma notícia  propagandística, teriam todos os olhos apontado para o MAIE de Ricardo Merlo?

Ricardo Merlo tem um modo de governo que deveria exercitar fora de suas vestes de Partido. Infelizmente, até ontem, vimos um manifesto onde a foto de Merlo aparecia sobre o Euro, sobre a América do Sul e sobre o COVID 19, com o símbolo do MAIE embaixo, fazendo propagando sobre o trabalho feito pelo governo italiano, pelo Parlamento e acima de tudo, pelo PD, que votou aumentos substanciais para a emergência, e não pelo MAIE. Convido os dirigentes do MAIE a fazer o próprio trabalho e a utilizar seriamente os recursos que são destinados às estruturas consulares e aos nossos compatriotas, sobre isso concordamos. Mas, se ao contrário, fazem anúncios e declarações colocando embaixo o símbolo de um partido quando o trabalho é feito por outros, por um governo e um parlamento onde o MAIE, não me parece seja determinante, as coisas são diferentes. Nós criticamos Merlo quando estava no governo com a Lega e não é que, agora que pertence ao governo conosco, fechamos a boca. Se uma coisa é mal feita, nós falamos.

Curta e compartilhe!

Official Fabio Porta WebSite, 2008 – 2022

brazil_18295s

Gabinete Fabio Porta – America Meridionale
Alameda Santos, 1909, 3º andar, cj. 32
San Paolo – Brasile – 01419-002
Tel.: +55. 11. 3081-3861
E-mail: segreteria@fabioporta.com