Porta e Marino (PD): é justo pedir melhores serviços consulares; incoerente e instrumental é manifestar-se agora sob a bandeira de um partido!

passaporte

Roma, 6 de abril de 2017 – Assessoria de Imprensa Deputado Fabio Porta

 

Declaração conjunta de Fabio Porta, Parlamentar eleito na América Meridional e Eugenio Marino, responsável do PD pelos italianos no mundo

“Há anos que o Partido Democrático, graças a suas concretas propostas fruto dos encontros com a coletividade italiana na América do Sul e do trabalho de seus Círculos presentes em todo o território propõe soluções e está empenhado no Parlamento para melhorar os serviços consulares a partir da disponibilização de mais recursos para os Consulados italianos no mundo.

A introdução de uma contribuição econômica por parte dos cidadãos para financiar a contratação de pessoal e eliminar consequentemente a chamada “fila da cidadania’ foi proposta concreta do PD para encontrar recursos e resolver o problema.

Graças a uma grande mobilização, apoiada e aprovada por nós, milhares de pessoas em todo o mundo assinaram uma ‘petição popular’ on-line que solicitava a destinação dos recursos provenientes dos 300 euros para os pedidos de cidadania aos consulados.

Essa petição foi entregue o ano passado nas mãos do Chefe do Governo italiano, Matteo Renzi, que empenhou-se em apoiar essa justa reivindicação de nossas coletividades.

Na última lei orçamentária, aprovada no final de 2016 a ser aplicada neste ano de 2017, foi aprovada uma emenda – apresentada pelo Deputado Fabio Porta – que fazia próprias as indicações da petição popular e destinava 4 milhões de euros (90 euros para cada pedido de cidadania) aos Consulados, na proporção do quanto arrecadado com essa contribuição.

Nos próximos meses esses recursos serão distribuídos aos Consulados,  a partir dos da América do Sul e principalmente daqueles onde o acúmulo de atrasos é maior e poderão então – graças à contratação de pessoal local – eliminar finalmente as longas esperas, melhorando os serviços consulares e potencializando o trabalho a favor de nossa coletividade.

Outras importantes medidas foram tomadas nos últimos meses para melhorar os serviços consulares, a partir do incremento das agências consulares, com a possibilidade de emitir passaportes eletrônicos inclusive nessas estruturas de representação.

Enquanto fazíamos tudo isso , o MAIE, o movimento que está promovendo e organizando hoje, na América Latina, as manifestações em frente aos consulados para pedir melhores serviços consulares, nada fazia, dentro e fora do Parlamento.

Não apoiava a petição popular (aliás,  atacava e contestava a contribuição dos 300 eureos!) e votava contra – no Parlamento – a lei orçamentária que introduzia a destinação dos 4 milhões de euros a favor dos consulados para eliminar a fila da cidadania.

Como devemos então chamar essas manifestação se não de INSTRUMENTAIS e DEMAGÓGICAS? Por que manifestar-se somente hoje, talvez por que faltam poucos meses para as próximas eleições? Não teria sido mais honesto empenhar-se todo dia entre nossos compatriotas e, principalmente, no Parlamento, onde o MAIS tem três parlamentares que nunca produziram um resultado útil para nossas coletividades?
O Partido Democrático, no Parlamento e na sociedade, está ao lado dos cidadãos italianos, dos ítalo-descendentes e de todos os ‘itálicos’ que reclamam justamente e se mobilizam por melhores serviços consulares.

No entanto, não ficaremos mundo ao lado de quem quer continuar a desfrutar da boa fé dos italianos no exterior, talvez justamente porque  são pouco informados sobre o que acontece no Parlamento e não só, para obter uma vantagem de caráter eleitoral e não para resolver de modo sério e definitivo os problemas dos italianos no mundo.”

Curta e compartilhe!

Official Fabio Porta WebSite, 2008 – 2022

brazil_18295s

Gabinete Fabio Porta – America Meridionale
Alameda Santos, 1909, 3º andar, cj. 32
San Paolo – Brasile – 01419-002
Tel.: +55. 11. 3081-3861
E-mail: segreteria@fabioporta.com