Porto Alegre. Durante o “Natale Insieme“ Fabio Porta presta homenagem ao ‘talian’. A partir deste ano, “patrimônio cultural não material do Brasil.”

Participando também este ano do tradicional encontro de fim de ano, “Natale Insieme”, evento organizado pela comunidade italiana do Rio Grande do Sul na Universidade Católica de Porto Alegre, o Deputado Fabio Porta quis prestar uma devida homenagem a um acontecimento de grande importância: o reconhecimento oficial, sancionado pelo Ministério da Cultura do Brasil, de uma conferência internacional em Foz do Iguaçú, do Talian – a língua vêneto-brasileira preservada pelos ítalo-descendentes que vivem no sul do Brasil – como “patrimônio cultural não material do Brasil”.

Um reconhecimento histórico, o primeiro no Brasil dado a uma ‘língua minoritária’ e, ao mesmo tempo, uma conquista devida a anos de estudo e de empenho pela preservação dessa língua e de todo o conjunto de tradições culturais da grande emigração veneta no Brasil.
Nesse sentido, o Deputado Porta também quis prestar uma sincera homenagem à figura do padre Rovilio Costa, sem dúvida o maior historiador e estudioso dessa tradição linguística e cultural.

“Frei Roviglio” (assim era conhecido), falecido há poucos anos, até alguns anos atrás era um dos animadores e presença infalível no encontro “Natale Insieme”, juntamente com os promotores Antonio Alberto e Paolo Massolini.

Neste ano, o evento, do qual participaram quase quinhentas pessoas da capital e do interior do Rio Grande do Sul, foi também oportunidade para que muitas pessoas pudessem conhecer o novo Cônsul Geral Italiano, Nicola Occhipinti, que chegou há poucos meses em Porto Alegre.

Curta e compartilhe!

Official Fabio Porta WebSite, 2008 – 2022

brazil_18295s

Gabinete Fabio Porta – America Meridionale
Alameda Santos, 1909, 3º andar, cj. 32
San Paolo – Brasile – 01419-002
Tel.: +55. 11. 3081-3861
E-mail: segreteria@fabioporta.com