Primeiro seminário Ítalo-Brasileiro de políticas públicas em Roma: Uma oportunidade de destaque para o fortalecimento da cooperação bilateral

No próximo dia 3 de abril, Roma será palco do primeiro seminário ítalo-brasileiro de políticas públicas, marcando mais um passo significativo na colaboração entre Itália e Brasil no contexto parlamentar e social.

Com o patrocínio da Embaixada do Brasil, o evento foi organizado pelos Grupos de Amizade Parlamentar Itália-Brasil, em conjunto com as celebrações dos 150 anos da imigração italiana no Brasil, destacando um compromisso compartilhado em promover um diálogo construtivo sobre questões de interesse comum para ambos os países.

O encontro ocorrerá no Auditório do Instituto Guimarães Rosa (Piazza Navona 18), com início às 10h00 e término às 13h00.

Os trabalhos serão abertos com saudações institucionais de S. E. Renato Mosca, Embaixador do Brasil em Roma, seguidas por intervenções introdutórias do Deputado Fabio Porta, Presidente do Grupo de Amizade Itália-Brasil da União Interparlamentar Italiana, e do Deputado Eros Biondini, Presidente do Grupo de Amizade Brasil-Itália do Parlamento brasileiro.

O seminário prevê uma série de painéis temáticos moderados por Bartira Iara da Silva, Secretária-Geral da Associação de Amizade Itália-Brasil.

O primeiro painel, intitulado “Itália-Brasil, parcerias comerciais e legislativas”, será conduzido por Roberto Panzarani, Vice-Presidente da Associação de Amizade Itália-Brasil e professor na UFRJ do Rio de Janeiro e na Universidade Católica de Roma, e Jaqueline Di Domenico, Presidente do Instituto dos Advogados do Distrito Federal.

O segundo painel, focado na questão da violência contra as mulheres e feminicídio, contará com a participação de Sara Ferrari, Deputada da Comissão Parlamentar de Investigação sobre o feminicídio, Debora Serracchiani, Deputada da Comissão “Justiça” da Câmara dos Deputados, Antonio D’Urso, Diretor-Geral da Azienda USL Toscana Sud Est, e Vittoria Doretti, Responsável pela Rede Regional Codice Rosa da Região Toscana.

Por fim, a terceira mesa de discussão, “Itália-Brasil, políticas em comparação sobre medidas alternativas à prisão”, contará com Nicola Boscoletto, Presidente do Consórcio Social GIOTTO de Pádua, e Felipe Martins Pinto, Presidente da FENIA e professor na UFMG.

O encerramento do evento está previsto para as 13h00.

A iniciativa, realizada em colaboração com a Associação de Amizade Itália-Brasil e a FENIA (Federação Nacional dos Institutos de Advogados), representa uma oportunidade única para aprofundar a cooperação entre os dois países em questões cruciais para o progresso social e legislativo.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Deputado Fabio Porta

Curta e compartilhe!