RECOLOCANDO A HISTÓRIA EM SEU LUGAR – Um busto no Gianicolo para Andrés Aguiar

TERÇA-FEIRA, 21 DE MAIO, ÀS 11 HORAS

Gianicolo – Belvedere, 9 de fevereiro de 1849

Inauguração do busto do garibaldino Andrés Aguiar, descendente de africanos e escravo uruguaio, tenente de Garibaldi, até agora “esquecido” no parque que homenageia os heróis da República Romana.

A iniciativa é realizada pela Romabpa – Mamma Roma e seus melhores filhos e pela rede nacional de escolas “Memórias. Uma cidade, mil histórias”.

O busto foi criado pelo artista turco Isik Ozcelik, formado na Academia de Belas Artes de Roma.

O evento será acompanhado pela Banda Musical do Corpo de Polícia Local de Roma Capital e pelo Trio Monti, que dedicou uma música a Aguiar.

Intervenções:

Paolo Masini – Promotor e coordenador do projeto

Gustavo Anibal Alvarez Goyoaga – Embaixador do Uruguai na Itália

Mattia Peradotto – Coordenador do Escritório Nacional de Combate à Discriminação Racial

Miguel Gotor – Secretário de Cultura da Prefeitura de Roma

Federica Pirani – Diretora de Patrimônio Artístico das Vilas Históricas na Superintendência Capitolina

Cecilia Casorati – Diretora da Academia de Belas Artes de Roma

Jocelyn Fiorina – Presidente da Sociedade dos Amigos de Dumas de Paris

Mensagens de:

Fabrizio Petri – Embaixador Italiano no Uruguai

Geoffroy Boulard – Prefeito do 17º Arrondissement de Paris

Fabio Porta – Deputado eleito no exterior pela América do Sul

Numerosas associações estarão presentes, bem como os alunos do Liceu Artístico Ripetta e do I.C. Via Fabiola, que, juntamente com outras escolas da rede “Memórias. Uma cidade, mil histórias”, coordenadas pela diretora Maria Grazia Lancellotti, compartilharam o percurso.

Às 12h30, inauguração da exposição Andrés Aguiar, de Montevidéu a Roma sonhando com a liberdade, que estará aberta à visitação até 3 de julho, dia da proclamação da Constituição da República Romana.

Realizada com o apoio da Unar, a exposição que retrata o processo que levou à criação do busto pela Romabpa e momentos de aprofundamento é coordenada pela responsável pelo Museu Mara Minasi.

Também colaboraram para a realização do busto:

Estúdios de Arte Cave Michelangelo de Carrara, Damiani Mármores de Sabaudia”A inauguração do busto do garibaldino Andrés Aguiar representa um importante momento de reconhecimento e valorização da história e da memória de um herói “esquecido” no parque dedicado aos heróis da República Romana. Promovido pela Romabpa – Mamma Roma e seus melhores filhos, juntamente com a rede nacional de escolas “Memórias. Uma cidade, mil histórias”, o evento será realizado na terça-feira, 21 de maio, às 11 horas, no Belvedere 9 de fevereiro de 1849, no Gianicolo.

O busto, criado pelo artista turco Isik Ozcelik, formado na Academia de Belas Artes de Roma, será inaugurado na presença de ilustres convidados e contarão com a presença de representantes das instituições, incluindo o Embaixador do Uruguai na Itália, o Coordenador do Escritório Nacional de Combate à Discriminação Racial, o Assessor de Cultura do Comune de Roma, o Diretor do Patrimônio Artístico Ville Storiche Sovrintendenza Capitolina, entre outros.

Mensagens de Fabrizio Petri, Embaixador Italiano no Uruguai, e outras personalidades internacionais e nacionais serão lidas durante o evento, que contará com a participação de várias associações e dos alunos do Liceo Artistico Ripetta e do I.C. Via Fabiola.

Além disso, será inaugurada a exposição “Andrés Aguiar, de Montevideo a Roma sonhando com a liberdade”, que estará aberta até 3 de julho. A exposição, realizada com o apoio da Unar, reconta o caminho que levou à criação do busto e oferece momentos de aprofundamento coordenados pela responsável pelo Museu Mara Minasi.

O evento representa um momento significativo de reflexão sobre a história e a importância da memória, além de ser um gesto de valorização e reconhecimento do legado de Andrés Aguiar e de sua contribuição para a causa da liberdade.”

Curta e compartilhe!