Roma, 18 de maio de 2017 – Assessoria de Imprensa Deputado Fabio Porta
SOS Venezuela: “Boa a ação da Itália em apoio aos compatriotas e em defesa dos direitos civis e políticos”
Fabio Porta, Deputado do Partido Democrático eleito na América do Sul, comentou as declarações no Senado do Ministro do Exterior, Angelino Alfano: “A posição do governo italiano está alinhada com o que foi solicitado pelo Parlamento nesses meses; a Câmara e o Senado já se expressaram durante os últimos meses a favor de uma solução pacífica de uma crise que (como mencionou Alfano) está degenerando em uma verdadeira e real guerra civil; da parte do governo Maduro, infelizmente, não chegaram sinais nessa direção. Ao contrário: a repressão violenta das manifestações de rua organizadas pela oposição e a proposta de uma assembleia constituinte não eleita por sufrágio universal confirmam a obstinação do governo em manter um comportamento auto referencial e pouco democrático. A não liberação dos presos políticos e a negação da crise humanitária, com a conseqüente impossibilidade de receber ajuda internacional, completam esse quadro sombrio e pouco promissor.
Vive na Venezuela uma das maiores coletividades italianas no mundo; o governo fez bem, respondendo também nesse caso a uma solicitação do Parlamento, em decidir fortalecer a rede diplomático-consular e a disponibilizar um milhão de euros para assistência aos nossos compatriotas.
Estarei no Brasil semana que vem, com uma delegação da Câmara e do Senado, para participar de uma conferência internacional entre os representantes dos Parlamentos europeus e latino-americanos que abordará a crise venezuelana e tentará identificar propostas e soluções no campo da política exterior mundial.
A Itália tem e, cada vez mais, deve assumir uma posição em primeira linha sobre a Venezuela; talvez sejamos nós a última chance para dar uma solução pacífica e democrática a uma crise que, no momento, parece sem saída.”