Zélia Gattai Amado e a emigração italiana no Brasil: em 19 de fevereiro, no Instituto Guimarães Rosa, a apresentação do volume de Antonella Rita Roscilli

Por ocasião do Dia do Emigrante Italiano no Brasil, promovido pelo Instituto Guimarães Rosa Roma, pela Embaixada do Brasil na Itália e pela Associação de Amizade Itália-Brasil, realizar-se-á na quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026, às 17h00, na sede do Instituto Guimarães Rosa (Piazza Navona 18), a apresentação do livro Zélia Gattai Amado e a emigração italiana no Brasil, de Antonella Rita Roscilli (Cosmo Iannone Editore).

O volume acompanha o leitor em uma viagem através da Grande emigração italiana rumo ao Brasil entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, reconstruindo os contextos sociais e políticos que marcaram partidas e chegadas além-mar. Por meio de documentos e testemunhos originais, a obra restitui esperanças, sonhos e dificuldades vividas por milhares de emigrantes, trazendo à luz dados pouco conhecidos, acontecimentos emblemáticos e figuras hoje esquecidas. O livro reconstrói, além disso, pela primeira vez de modo completo, a vida de Zélia Gattai Amado, protagonista da cultura brasileira do século XX e esposa do escritor Jorge Amado, oferecendo uma importante chave de leitura do diálogo histórico e cultural entre Itália e Brasil.

No encontro intervirão: Renato Mosca, Embaixador do Brasil na Itália; Fabio Porta, Deputado e Presidente da Associação de Amizade Itália-Brasil; Giorgio De Marchis, Professor Titular de Literatura Portuguesa e Brasileira (Universidade dos Estudos Roma Tre); Norberto Lombardi, Diretor das coleções “Quaderni sulle migrazioni”, “Reti” e “I Memoriali” (Cosmo Iannone Editore); Antonella Rita Roscilli, pesquisadora, brasilianista e autora do volume. Modera o encontro Iara Bartira da Silva, Secretária-Geral da Associação de Amizade Itália-Brasil.

Fonte: Assessoria de Imprensa Deputado Fabio Porta

Curta e compartilhe!